Em um sistema elétrico de potência, a transmissão da energia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3452143 Eletrotécnica
Em um sistema elétrico de potência, a transmissão da energia elétrica entre regiões distantes é realizada em tensões elevadas. Considerando os fundamentos técnicos dessa prática, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

Tema central da questão:

Esta questão aborda o princípio físico-técnico da transmissão de energia elétrica em alta tensão, uma estratégia fundamental em sistemas de potência para transportar energia entre regiões distantes com maior eficiência. É importante compreender como a tensão e a corrente afetam as perdas nos condutores e a eficiência do sistema.

Resumo teórico:

Quando transmitimos energia elétrica, as perdas por efeito Joule (aquecimento dos cabos) são proporcionais ao quadrado da corrente (Pperda = R·I², onde R é a resistência do fio e I é a corrente elétrica). Para uma mesma potência, ao aumentar a tensão de transmissão, conseguimos reduzir a corrente, diminuindo de forma significativa essas perdas. Por isso, a transmissão ocorre em tensões elevadas (subestações elevam a tensão antes da transmissão e reduzem antes do consumo). Este conceito é consolidado em qualquer manual de eletrotécnica, como o “Princípios de Sistemas Elétricos de Potência” de Grainger & Stevenson.

Justificativa da alternativa C:

C - O uso de tensões elevadas na transmissão permite reduzir as perdas por efeito Joule, tornando o sistema mais eficiente.
Esta é a resposta correta! A elevação da tensão realmente diminui a corrente elétrica necessária para transmitir uma mesma potência e, consequentemente, reduz as perdas por aquecimento dos cabos, tornando o sistema mais eficiente.

Análise das alternativas incorretas:

A – A transmissão em alta tensão NÃO elimina a necessidade de transformadores; pelo contrário, os transformadores são essenciais para converter a tensão adequada para transmissão e depois para uso final.

BO objetivo de elevar a tensão NÃO é aumentar a corrente (isso aumentaria as perdas!), nem facilitar a detecção de falhas. O foco está na redução de corrente para minimizar perdas.

DReduzir a tensão no sistema de transmissão não é recomendado para minimizar campo elétrico, pois isso aumentaria a corrente e as perdas. O campo elétrico é gerenciado por outras técnicas de engenharia.

Dica de interpretação:

Fique atento a termos absolutos ou explicações simplistas. Palavras como “eliminar”, “aumentar a corrente” ou “reduzir a tensão” podem indicar pegadinhas, pois contrariam princípios estudados em eletrotécnica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo