Uma venda de item do imobilizado que foi adquirido para alug...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q221912 Contabilidade Geral
Uma venda de item do imobilizado que foi adquirido para aluguel a terceiros, em uma entidade que, durante as suas atividades, normalmente vende itens do imobilizado mantidos para esse fim, deve ser registrada na DFC como um fluxo de caixa das atividades
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é clara ao falar que estes ativos são mantidos para esse fim, ou seja, são comprados com a intenção de revenda, por isso trata-se de atividade normal da operação da empresa, portanto, Atividade Operacional. Caso a questão não desse essa informação e fosse apenas vendido um imóvel, a atividade seria de investimento (uma redução).
Apenas uma correção ao comentário da Sandra, na verdade não seria uma redução e sim UM ACRÉSCIMO, uma vez que com a venda do bem haveria um efetivo aumento no caixa da entidade.

imobilizado - operacional

A resposta correta é:

B) operacionais.

Explicação:

Quando uma entidade normalmente vende itens do imobilizado mantidos para aluguel a terceiros como parte de sua atividade regular, essa venda é considerada uma atividade operacional para fins de Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).

Ou seja, se a venda de imobilizado faz parte da atividade principal da empresa (no caso, aluguel de bens), o recebimento decorrente dessa venda deve ser classificado como fluxo de caixa operacional, pois está ligado à geração direta da receita principal da entidade.

Já as vendas de imobilizado que não fazem parte da atividade principal da entidade (ex: venda de bens usados para as operações da empresa) seriam classificadas como atividades de investimento.

ChatGPT 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo