As fotodermatoses, também denominadas fotodermatites ou lúc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2301636 Medicina
As fotodermatoses, também denominadas fotodermatites ou lúcides, compreendem um grande número de reações anormais da pele causadas pela luz ultravioleta ou pelo espectro visível da luz. Dois quadros polares são os mais importantes: fototoxicidade e fotoalergia. Sobre o tema, atribua V para item verdadeiro e F para item falso:


( ) As reações fototóxicas manifestam-se por uma sensação imediata de queimação, eritema, edema, as vezes vesiculação e bolhas. A sensação de queimadura é mais pronunciada do que aquelas observadas nas queimaduras solares comuns, mas é aliviada na sombra (  ) Eritema tardio e edema podem aparecer após algumas horas e até de um a dois dias depois da exposição. Nas reações mais graves, podem aparecer bolhas. Uma hiperpigmentação localizada pode ser notada depois da reação e, em alguns casos, pode ser a única manifestação. (  ) A intensidade da doença dependerá exclusivamente da quantidade da radiação. (  ) As lesões das reações fototóxicas não ficam confinadas a áreas da pele expostas à luz. ( ) As reações fotoalérgicas são, usualmente, caracterizadas por lesões eczematosas, ocorrendo eritema, edema, infiltração, vesiculação e, nos casos mais intensos, bolhas.


Respondidos os itens, a sequência CORRETA é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar e entender a questão sobre fotodermatoses, que são reações anormais da pele causadas pela luz ultravioleta ou pelo espectro visível da luz. Dois tipos principais são abordados: fototoxicidade e fotoalergia.

Para resolver a questão, é importante compreender como cada uma dessas reações se manifesta e quais são suas características. Vamos verificar cada item da questão:

Alternativa Correta: B - V-V-F-F-V

(V) As reações fototóxicas realmente se manifestam por uma sensação imediata de queimação, eritema, edema, com possibilidade de vesiculação e bolhas. A descrição está correta, pois esses sintomas são típicos de reações fototóxicas, e o alívio na sombra é uma característica comum.

(V) Eritema tardio e edema que aparecem após algumas horas ou dias é um comportamento típico das reações fototóxicas. As bolhas em casos graves e a hiperpigmentação localizada também fazem parte dessa descrição. Portanto, o item está correto.

(F) A intensidade da doença não depende exclusivamente da quantidade da radiação. Embora a quantidade de radiação seja importante, a suscetibilidade individual e outros fatores também influenciam. Assim, o item é falso.

(F) As lesões das reações fototóxicas ficam confinadas a áreas expostas à luz. Isso é uma característica distinta das reações fototóxicas, ao contrário do que foi afirmado. Portanto, este item está incorreto.

(V) As reações fotoalérgicas são caracterizadas por lesões eczematosas, incluindo eritema, edema, infiltração, vesiculação e, em casos mais intensos, bolhas. Essa descrição é precisa, tornando o item verdadeiro.

Compreender a diferença entre fototoxicidade e fotoalergia ajuda a decifrar a questão adequadamente. Enquanto a fototoxicidade é mais imediata e localizada, a fotoalergia tem um componente imunológico e pode não se limitar às áreas expostas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na questão apresentada, estamos tratando de fotodermatoses, que são reações anormais da pele à luz ultravioleta ou ao espectro visível. As afirmações devem ser examinadas em relação a fatos conhecidos sobre fototoxicidade e fotoalergia. Primeira afirmação: As reações fototóxicas realmente causam uma sensação imediata de queimação mais intensa do que uma queimadura solar comum, podendo incluir eritema, edema e, às vezes, vesiculação e bolhas. Estas reações são exacerbadas pela exposição à luz e tendem a melhorar na sombra, portanto, a afirmação é verdadeira (V). Segunda afirmação: Eritema e edema tardios, assim como o aparecimento de bolhas horas ou dias após exposição, também são características das reações fototóxicas graves. Hiperpigmentação subsequente pode ser uma manifestação residual, portanto, esta afirmação é verdadeira (V). Terceira afirmação: A intensidade da doença não depende exclusivamente da quantidade de radiação; ela também é influenciada pelo tempo de exposição, pela sensibilidade individual da pele, pela presença de substâncias fotossensibilizantes no corpo e pela intensidade da fonte de luz. Por isso, esta afirmação é falsa (F). Quarta afirmação: As lesões das reações fototóxicas geralmente são confinadas às áreas da pele que foram expostas à luz. Portanto, a afirmação de que as lesões não ficam confinadas a áreas expostas é falsa (F). Quinta afirmação: As reações fotoalérgicas são caracterizadas por lesões eczematosas e geralmente incluem sintomas como eritema, edema, infiltração, vesiculação e, em casos mais severos, bolhas. Assim, essa afirmação é verdadeira (V). Diante disso, a sequência correta das respostas é V-V-F-F-V, o que corresponde à alternativa B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo