"[...] Os donos das minas estavam sendo prejudicados
com as novas medidas da Coroa para dificultar o
contrabando do ouro em pó. A Coroa Portuguesa decidiu
instalar quatro casas de fundição, onde todo ouro
deveria ser fundido e transformado em barras, com o
selo do Reino (nessa mesma ocasião era recolhido o
imposto de cada cinco barras, uma ficava para a Coroa
portuguesa). Assim, só poderia ser comercializado o
ouro em barras com o selo real, acabando com o
contrabando paralelo do ouro em pó e
consequentemente, com o lucro maior dos donos das
minas. Então, esses últimos organizaram essa revolta,
no ano de 1720, para acabar com as casas de fundição,
com os impostos e com o forte controle em cima do
contrabando".
Fonte (adaptada): https://www.sohistoria.com.br