De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Em D, “Referi-me à mesma pessoa que você.” combina a preposição exigida por referir-se com o artigo feminino do complemento; o acento grave está correto, confirmando D como gabarito.
- Verifique separadamente se há preposição a exigida pelo termo anterior e artigo feminino no complemento.
- Considere o substantivo feminino retomado mesmo quando ele estiver omitido, como camiseta em igual à dele.
- Não atribua crase a a mim ou a você: nessas construções, os pronomes não admitem artigo.
- Observe a composição da expressão: em a serviço, não há artigo feminino nem expressão feminina elíptica que autorize o acento grave.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errei .. achei que era a A
Vou comprar uma camiseta igual à dele" usa a crase porque se refere a uma camiseta igual a uma coisa (que é feminina) que é dele.
A crase é a contração da preposição 'a' com o artigo 'a', e essa contração é obrigatória quando o termo que vem depois é feminino e admite um artigo
O termo "igual" pode ou não exigir a preposição “a”, dependendo da ideia:
- Quando expressa comparação direta:
- Ele é igual a mim.
- (sem crase)
- Mas quando há uma ideia subentendida de algo feminino, como "igual a [camiseta]", o substantivo “camiseta” pede o artigo a, formando:
- igual à dele (igual a a camiseta dele).
“Vou comprar uma camiseta igual à (camiseta) dele.”
Há duas vogais “a” — uma da preposição e outra do artigo — então ocorre crase obrigatória. ✅
A alternativa correta é a letra A, mas com crase:
Como a alternativa da prova estava sem crase (“igual a dele”), ela está errada. ❌
CHATGPT
Foi a prova mais dificil que já fiz desta banca. Tinham várias pegadinhas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo