Analise os fragmentos a seguir:I - Reunião formal e periódic...
Analise os fragmentos a seguir:
I - Reunião formal e periódica de pessoas, pertencentes a grupos profissionais com o mesmo interesse, geralmente promovido por entidades associativas, objetivando estudar, debater e chegar a conclusões sobre um tema em geral, que é exposto em subtemas, podendo acontecer um evento maior no plenário e, menores, em diversas outras salas.
II - Caracteriza-se pela reunião de pessoas de determinados departamentos ou seções de uma empresa, objetivando conhecer novas diretrizes; treinamento; reciclagem; entrosamento; troca de experiências e informações e são utilizados vários tipos de eventos, palestras, conferências, workshops, inclusive entretenimento e laser, com o objetivo de entrosar os participantes.
III - Reunião caracterizada pela permuta de informações e livre debate de ideias e argumentos, com grandes audiências. Trata-se de um tipo menos técnico de reunião, cujo objetivo é o de conseguir a efetiva participação de um público numeroso, que deve ser motivado. Bastante utilizado pela necessidade crescente de sensibilizar a opinião pública para certos problemas sociais.
(SCHUMACHER, A. J., PORTELA, K.C.A., BORTH, M. R. Ferramentas do Secretário Executivo. Dos Autores: 2013, p. 253) Marque a alternativa CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Congresso, Convenção e Fórum.
Tema central da questão:
Esta questão aborda diferentes tipos de reuniões e eventos profissionais muito comuns no universo do secretariado. Reconhecer a descrição, objetivos e diferenças entre esses eventos é fundamental para organizar e participar efetivamente deles.
Resumo teórico:
Congresso: É uma reunião formal e geralmente periódica, com foco profissional, envolvendo vários subtemas e eventos paralelos. Participantes buscam debater e estudar temas amplos. Fonte: SCHUMACHER et al. (2013).
Convenção: Reúne pessoas de uma empresa ou setor para integração, treinamento, alinhamento de estratégias e troca de experiências. Inclui palestras, dinâmicas e entretenimento.
Fórum: Espaço para debate aberto, permuta de ideias e sensibilização sobre temas, geralmente contando com grande público, e buscando engajar e motivar os participantes.
Justificativa da alternativa correta:
I - Congresso: Descreve um evento grande, com plenário e subeventos, focado em estudo e debate.
II - Convenção: Foco em integração, diretrizes, treinamento e troca de experiências; características típicas de convenção.
III - Fórum: Livre debate, troca de informações, grande audiência e mobilização social.
Análise das alternativas incorretas:
A - Seminário, Congresso e Simpósio: O seminário é focado em apresentações especializadas e o simpósio é mais restrito e técnico; não correspondem às descrições II e III.
B - Mesa Redonda, Convenção e Fórum: Mesa redonda não tem características de evento amplo e formal como o descrito nos fragmentos.
C - Simpósio, Palestra e Convenção: Palestra não tem o foco em integração e entretenimento como na descrição II.
E - Encontro, Seminário e Palestra: Encontro e palestra não abrangem a amplitude e objetivos dos eventos mencionados.
Dica de interpretação: Atente-se aos termos-chave como "periodicidade", "diretrizes", "grande audiência" e "debate", pois eles direcionam para o tipo certo de evento. Evite confundir eventos muito técnicos com eventos de integração ou debate amplo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo