Na frase “Seu avô deu o último suspiro” encontra-se a segui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1276692 Português
Porquinho-da-Índia

Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas. . .
— O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.
Manuel Bandeira
Na frase “Seu avô deu o último suspiro” encontra-se a seguinte figura de linguagem:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Figuras de linguagem, especificamente eufemismo. Trata-se de um recurso muito comum em provas, pois exige do candidato a capacidade de identificar quando uma linguagem, em vez de ser direta, é suavizada para amenizar uma ideia desagradável, como “morrer”.

Justificativa da alternativa correta (C - eufemismo):

Pela norma-padrão, eufemismo é a figura de linguagem que suaviza uma expressão considerada dura ou chocante. Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra, “eufemismo é uma atenuação intencional de termos considerados desagradáveis” (Nova Gramática, p. 635). No caso da frase “Seu avô deu o último suspiro”, usamos “deu o último suspiro” para suavizar o impacto da palavra “morreu”. Portanto, o eufemismo está presente na frase, tornando essa alternativa a correta.

Análise das alternativas incorretas:

A) Metáfora: Consiste em transportar o sentido de uma palavra para outra por semelhança implícita, sem conectivos. Não é o caso, pois aqui não há comparação, e sim uma suavização da realidade.

B) Comparação: Exige conectores comparativos, como “como”, “tal qual”. A expressão não inclui esses elementos, logo não é comparação.

D) Catacrese: Ocorre quando se utiliza uma palavra de forma figurada por falta de termo próprio, exemplo: “boca do fogão”. “Deu o último suspiro” não substitui um termo inexistente, mas ameniza o sentido.

E) Metonímia: É a substituição de um termo por outro com vínculo de proximidade. Não há nenhuma relação de parte pelo todo, de continente por conteúdo ou qualquer vínculo do tipo na frase dada.

Orientação para concursos: Ao se deparar com frases que fazem menção indireta a temas delicados (morte, doença, problemas sociais), busque identificar se o autor quis suavizar o discurso: possivelmente será eufemismo. É essencial ler atentamente e fugir da tentação de marcar “metáfora” só porque a linguagem é indireta.

Resumo da regra:
Eufemismo: substituir uma expressão desagradável por outra mais branda (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

✓ “Seu avô deu o último suspiro”.

➥ Temos a presença da figura de linguagem denominada eufemismo, trata-se da suavização de uma ideia, no caso, referente à morte do avô.

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

A questão é sobre figura de linguagem e quer que indiquemos qual que se encontra na frase abaixo.

“Seu avô deu o último suspiro.

Reparem que temos um certo meio d dizer uma informação aliviando o que era para ser dito. Na verdade de forma dura e real era para ser dito " o seu avô morreu".

a) metáfora.

Incorreta. Essa consiste na transferência de um termo para uma esfera de significação que não é a sua, em virtude de uma comparação implícita. Quando dizemos, por exemplo, perdi a chave do apartamento ( perdeu a chave da porta e não do apartamento).

b) comparação.

Incorreta. Na comparação (ou símile) sempre há um conectivo ou uma expressão estabelecendo a relação de comparação. Ex: "Como uma cascavel que se enroscava.

c) eufemismo.

Correta. Eufemismo é meio pelo qual se evita uma palavra ou expressão molesta, odiosa ou triste, substituindo-a por outra palavra ou expressão menos desagradável, igualmente aconteceu na frase exposta pelo enunciado.

d) catacrese.

Incorreta. Metáfora necessária, estereotipada, resulta a catacrese da ausência de termo próprio para designar determinada coisa (pernas da mesa, cabeça de alfinete, etc.), o que conduz, às vezes, ao estabelecimento de relações de semelhança algo abusivas e forçadas, como se vê, por exemplo, em — embarcar num trem.

e) metonímia.

Incorreta. Baseado numa relação de contiguidade, origina-se este tropo das ideias evocadas por outra com a qual apresentam certa interdependência. Ex: O autor pela obra: Ler Machado de Assis ( leu o livro dele).

Referência bibliográfica.

ROCHA LIMA, C. H. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 56 ed- Rio de Janeiro. Editora José Olympio 2020.(P. 598.)

GABARITO C

Ele quis dizer: Seu avô morreu! Só que de uma forma suave ele fala: “Seu avô deu o último suspiro”.= Eufemismo.

EUFEMISMO= SUAVIZAR UMA IDÉIA - EX: DESCANSOU EM PAZ - MORREU EM PAZ

→ Figuras de palavras ou semântica:

  • Comparação: relação de comparação entre dois ou mais termos, separados por conjunção.
  • Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos.
  • Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente.
  • Catacrese: emprego inadequado de um termo devido à perda de seu sentido original.
  • Perífrase ou antonomásia: substituição de um termo por outro que o caracterize.
  • Sinestesia: combinação de dois ou mais sentidos do corpo humano.
  • → Figuras de sintaxe ou construção:
  • Elipse: ocultação de palavra ou expressão na estrutura do enunciado.
  • Zeugma: omissão de um termo mencionado anteriormente.
  • Anáfora: repetição de uma ou mais palavras no início dos versos ou orações.
  • Pleonasmo: uso de termo dispensável para enfatizar determinada ideia.
  • Anacoluto: falta de conexão sintática entre o início de uma frase e a sequência de ideias.
  • Silepse: concordância ideológica.
  • Hipérbato: inversão da ordem direta dos elementos de uma oração ou período.
  • Polissíndeto: repetição da conjunção “e”.
  • → Figuras de pensamento:
  • Hipérbole: exagero na declaração.
  • Litotes: afirmação realizada pela negação do contrário.
  • Eufemismo: palavras ou expressões agradáveis para amenizar a declaração.
  • Ironia: sugerir o contrário do que se afirma.
  • Prosopopeia: personificação.
  • Antítese: oposição entre palavras, expressões ou ideias.
  • Paradoxo ou oximoro: antítese que expressa uma contradição.
  • Apóstrofe: interrupção da frase para interpelar ou invocar.
  • Gradação: sequência de ideias.

→ Figuras de som ou harmonia:

  • Aliteração: repetição de consoantes ou sílabas.
  • Assonância: repetição de vogais.
  • Onomatopeia: palavra cuja sonoridade está associada à coisa representada.
  • Paronomásia: palavras parecidas, mas com grafia, som e significado distintos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo