O atendimento ao paciente politraumatizado segue a sistemat...
I.Na etapa 'A' (Airway), a manutenção da coluna cervical estabilizada (com colar e prancha ou manual) é prioritária concomitantemente à avaliação da perviedade das vias aéreas.
II.A avaliação da circulação (C) inclui a identificação de fontes de hemorragia externa e o controle imediato através de compressão direta, uso de torniquetes em extremidades se indicado e acesso venoso calibroso.
III.A escala de Coma de Glasgow é aplicada na etapa 'D' (Disability) para avaliar o estado neurológico, devendo-se considerar a melhor resposta ocular, verbal e motora, incluindo a avaliação da reatividade pupilar.
IV.Na etapa 'B' (Breathing), a presença de murmúrio vesicular abolido e hipertimpanismo à percussão sugere hemotórax maciço, exigindo drenagem torácica imediata.
Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS: