Analise as afirmativas a seguir:  I. A aids é a doença caus...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369698 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD8.
II. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
III. O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Togaviridae e é uma Infecção Sexualmente Transmissível. 

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

TEMA CENTRAL: A questão aborda os conceitos fundamentais sobre HIV/AIDS, incluindo fisiopatologia, células alvo e classificação do vírus. Dominar estes aspectos é essencial para o manejo correto do paciente com HIV, sendo exigido em concursos para Infectologia.

ANÁLISE DA ALTERNATIVA CORRETA:
Alternativa C – “Apenas uma afirmativa está correta.”
A única afirmativa correta é a II.

Justificativa: O HIV é um retrovírus que integra seu material genético ao DNA das células hospedeiras (principalmente linfócitos T CD4+), promovendo replicação viral e posteriormente lise celular, facilitando a disseminação para novas células.

Análise das afirmativas:

I. FALSA. Embora afirme corretamente que a AIDS é causada pelo HIV e que este ataca o sistema imunológico, indica erroneamente os linfócitos T CD8 como alvo principal. O HIV atinge predominantemente os linfócitos T CD4+. Segundo o PCDT HIV Adultos (Ministério da Saúde, p. 14): “O HIV infecta, principalmente, os linfócitos T CD4+”.

II. VERDADEIRA. Corretamente descreve parte do ciclo viral: o HIV integra seu material genético ao DNA da célula infectada, promove replicação e a destruição dos linfócitos, liberando novos vírus. Esse processo é central na imunodeficiência progressiva da AIDS. Referência: Harrison’s Principles of Internal Medicine, 21ª ed., capítulo 197.

III. FALSA. Acerta ao classificar o HIV como retrovírus e IST, porém erra ao apontar a família Togaviridae. O HIV pertence à família Retroviridae, subfamília Orthoretrovirinae, gênero Lentivirus. Essa sutileza taxonômica costuma ser usada como “pegadinha” em provas. Conforme PCDT HIV Adultos: “HIV é um retrovírus da família Retroviridae, gênero Lentivirus”.

ESTRATÉGIAS PARA A PROVA:
Atenção à terminologia! Células-alvo, nomenclatura viral e famílias virais são assuntos cobrados frequentemente, e trocas conceituais como “CD4 por CD8” ou “Retroviridae por Togaviridae” são pegadinhas clássicas dos concursos. Sempre busque correlacionar com protocolos oficiais e literatura de referência.

Resumo: Apenas a afirmativa II é verdadeira. Essas habilidades de leitura crítica e atenção aos detalhes são fundamentais para a aprovação nos concursos. Continue praticando e revisando os fundamentos!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda aspectos relacionados ao HIV e à aids. A alternativa correta é a C, "Apenas uma afirmativa está correta". Vamos analisar cada afirmativa: I. A primeira parte da afirmativa I está correta: a aids é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico, comprometendo a capacidade do corpo de combater infecções e doenças. No entanto, a segunda parte da afirmativa contém um erro: as células mais atingidas pelo HIV são os linfócitos T CD4+, não os CD8+. Os linfócitos T CD4+ são cruciais para a resposta imunológica, e sua destruição leva ao comprometimento do sistema imune. II. A afirmativa II está correta: o HIV é capaz de integrar o seu material genético ao DNA da célula hospedeira, utilizando-a para replicar-se. Ao se multiplicar, o vírus pode levar à lise (rompimento) dos linfócitos, liberando novos vírus para infectar outras células. III. A afirmativa III contém erros. O HIV é um retrovírus, mas não pertence à subfamília dos Togaviridae. Os retrovírus são classificados na família dos Retroviridae. Além disso, o HIV é de fato uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), mas essa parte da afirmativa não compensa o erro da classificação viral. Portanto, ao considerar que apenas a afirmativa II está correta, a resposta à questão é a alternativa C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo