Acerca de qualidade da água, poluição hídrica e tecnologias ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234990 Engenharia Ambiental e Sanitária
Acerca de qualidade da água, poluição hídrica e tecnologias de tratamento dos efluentes, julgue o item que se segue. 
Coagulação, floculação e sedimentação são etapas independentes entre si que objetivam neutralizar as cargas elétricas das partículas em suspensão por meio da adição de compostos químicos com cargas positivas. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E (Errado)

A questão aborda o tema de tratamento de efluentes líquidos, focando especificamente nas etapas de coagulação, floculação e sedimentação. Essas etapas são essenciais para o tratamento de água e efluentes, garantindo a remoção de partículas em suspensão e melhorando a qualidade final da água tratada.

Vejamos um resumo teórico sobre o tema:

Coagulação é o processo onde se adicionam coagulantes, geralmente com carga positiva, para neutralizar as cargas negativas das partículas em suspensão. Esse processo é crucial para permitir que as partículas se aglutinem.

Floculação é uma etapa subsequente à coagulação, onde, através de uma agitação lenta, as partículas neutralizadas se unem formando flocos maiores, facilitando sua remoção na próxima etapa.

Sedimentação é o momento em que os flocos formados pela coagulação e floculação são removidos por decantação gravitacional.

Na afirmação da questão, diz-se que essas etapas são independentes entre si, o que está incorreto. Na prática, essas etapas são interdependentes e ocorrem em sequência para que o tratamento seja efetivo. A coagulação é necessária para que a floculação ocorra adequadamente, e ambos os processos preparam o material para a sedimentação.

Além disso, a alegação de que todas as etapas têm como objetivo neutralizar as cargas elétricas está equivocada. Apenas a coagulação tem essa função direta; a floculação e a sedimentação têm funções complementares e distintas.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e diretrizes de tratamento de água, o entendimento correto dessas etapas é crucial para a eficácia do tratamento de efluentes.

Portanto, a afirmação de que coagulação, floculação e sedimentação são etapas independentes entre si e que todas visam neutralizar cargas elétricas está errada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A coagulação tem como principal objetivo neutralizar as cargas elétricas das partículas em suspensão, por meio da adição de compostos químicos com cargas positivas, proporcionando a posterior formação de flocos densos em condições de sedimentar (em decantadores ou flotadores)

não são independentes

elas não são independentes, e a só a coagulação que neutraliza cargas

Na verdade, coagulação, floculação e sedimentação são processos inter-relacionados e frequentemente utilizados em conjunto no tratamento de água e efluentes para remover partículas em suspensão e outras impurezas. Vou explicar cada um desses processos e sua relação:

1. **Coagulação:** A coagulação é o primeiro estágio do tratamento, no qual são adicionados coagulantes químicos à água ou ao efluente. Esses coagulantes geralmente têm cargas elétricas positivas e neutralizam as cargas negativas das partículas em suspensão. Ao neutralizar as cargas elétricas, as partículas se aglomeram formando flocos maiores, tornando-as mais fáceis de serem removidas do líquido.

2. **Floculação:** Após a coagulação, o processo de floculação começa. Durante a floculação, agentes floculantes, que também têm cargas elétricas positivas, são adicionados à água. Esses agentes ajudam a aglomerar as partículas coaguladas em flocos maiores e mais pesados. A mistura suave durante a floculação permite que os flocos cresçam antes de passarem para a próxima etapa.

3. **Sedimentação:** Depois da floculação, a água é deixada em repouso em um tanque de sedimentação. Devido ao aumento do tamanho e peso das partículas, os flocos sedimentam para o fundo do tanque, resultando em uma água mais clara na parte superior. A água clarificada é então retirada da parte superior do tanque, enquanto os sedimentos são removidos do fundo.

Portanto, embora esses processos envolvam a neutralização das cargas elétricas das partículas em suspensão por meio da adição de compostos químicos com cargas positivas, eles são etapas sequenciais e interdependentes no tratamento de água e efluentes para remover impurezas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo