Considerando essa situação hipotética bem como as legislaçõe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234978 Direito Ambiental

    Maria é técnica de laboratório no Laboratório de Anatomia Comparada de Vertebrados, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. João, um aluno de doutorado do laboratório, a fim de realizar sua pesquisa, precisava trazer alguns espécimes de um sapo da região Amazônica, mas, desconhecendo o procedimento que deveria adotar, pediu orientações a Maria. O estudante tem contato com um pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que coletou para ele 10 indivíduos da espécie do anfíbio. A coleta foi realizada dentro da Estação Ecológica Alto Maués, no Amazonas. Parte da pesquisa de João é comparar as substâncias químicas da pele do sapo amazônico com as de outra espécie de sapo do mesmo gênero do cerrado brasileiro. O doutorando foi o responsável pela coleta do sapo do cerrado, no Parque Nacional de Brasília. 

Considerando essa situação hipotética bem como as legislações ambientais pertinentes em vigor no Brasil, julgue o próximo item. 
Maria deverá orientar João no sentido de que o transporte de espécimes da fauna brasileira pode ser realizado entre instituições científicas oficiais sem a necessidade de emissão de um guia de trânsito, conforme a Lei de Proteção à Fauna.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá pessoal, tudo bem?

A questão é estilo CESPE, cabe ao candidato analisar o enunciado e dizer se ele se encontra certo ou errado.

Pois bem, cobra-se conhecimento da lei de proteção à fauna, lei 5.197/1967.

o Enunciado diz que  o "...transporte de espécimes da fauna brasileira pode ser realizado entre instituições científicas oficiais sem a necessidade de emissão de um guia de trânsito".

Segundo  a lei supracitada:

"   Art. 19. O transporte interestadual e para o Exterior, de animas silvestres, lepidópteros, e outros insetos e seus produtos depende de guia de trânsito, fornecida pela autoridade competente.

        Parágrafo único. Fica isento dessa exigência o material consignado a Instituições Científicas Oficiais."


Ora, como preceituado no parágrafo único do art. 19, no caso de Instituições Científicas Oficiais, fica-se isento de guia de trânsito.

O enunciado está CERTO.



GABARITO CERTO.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: certo.

Lei 5197/1967(lei da fauna)

 Art. 19. O transporte interestadual e para o Exterior, de animas silvestres, lepidópteros, e outros insetos e seus produtos depende de guia de trânsito, fornecida pela autoridade competente.

Parágrafo único. Fica isento dessa exigência o material consignado a Instituições Científicas Oficiais.

Lei 5197

Art. 19. O transporte interestadual e para o Exterior, de animais silvestres, lepidópteros, e outros insetos e seus produtos, depende de guia de trânsito, fornecida pela autoridade competente. 

Parágrafo único. Fica isento dessa exigência o material consignado a Instituições Científicas Oficiais. 

A minha dúvida é a seguinte, por mais que eles sejam isentos de guia de transito, caso essa pessoa seja parada pela polícia federal, há alguma coisa que ela deve apresentar para comprovar que é de uma instituição cientifica oficial?

trata-se da exceção a regra:

Art. 19. O transporte interestadual e para o Exterior, de animas silvestres, lepidópteros, e outros insetos e seus produtos depende de guia de trânsito, fornecida pela autoridade competente.

Parágrafo único. Fica isento dessa exigência o material consignado a Instituições Científicas Oficiais.

Caso um pesquisador que transporta animais silvestres para/entre instituições científicas oficiais fosse parado pela PF, ele não precisaria de guia de trânsito, como já foi mostrado pelo parágrafo único do art. 19. Porém, é preciso que seja comprovada a procedência do material, como está dito no parágrafo 3º do artigo 3º da lei 5197/67:

 § 3º O simples desacompanhamento de comprovação de procedência de peles ou outros produtos de animais silvestres, nos carregamentos de via terrestre, fluvial, marítima ou aérea, que se iniciem ou transitem pelo País, caracterizará, de imediato, o descumprimento do disposto no caput deste artigo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo