Sobre a educação ambiental, informe se é verdadeiro (V) ou ...
Sobre a educação ambiental, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
( ) A educação ambiental não é uma dimensão da educação, visto ser uma atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.
( ) É o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Enunciado:
A questão aborda o tema da Educação Ambiental, que é uma área importante do direito ambiental. Ela visa a formação de uma consciência crítica sobre questões ambientais e sociais, promovendo a sustentabilidade. Os itens apresentados buscam verificar o conhecimento sobre os conceitos e finalidades da educação ambiental, conforme definido por normas infraconstitucionais, particularmente a Lei nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
1ª Afirmativa:
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Análise: Esta afirmativa é Verdadeira. Ela está em conformidade com o artigo 1º da Lei nº 9.795/1999, que define a educação ambiental como os processos de formação social que visam a conservação ambiental.
2ª Afirmativa:
"A educação ambiental não é uma dimensão da educação, visto ser uma atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental."
Análise: Esta afirmativa é Falsa. A educação ambiental é sim uma dimensão da educação, conforme artigo 2º da mesma lei, que a define como parte integrante do processo educativo mais amplo.
3ª Afirmativa:
"É o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política."
Análise: Esta afirmativa é Verdadeira. Ela reflete os objetivos da educação ambiental, que busca promover a conscientização e a transformação social, conforme descrito nos princípios e objetivos estabelecidos pela legislação vigente.
Gabarito Correto: C - V – F – V
Justificativa para a Alternativa Correta: A alternativa C foi escolhida porque reflete corretamente a veracidade das afirmações baseadas na legislação pertinente sobre educação ambiental. O primeiro e o terceiro itens estão de acordo com a definição legal, enquanto o segundo item apresenta um erro conceitual.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra C
Segunda proposição falsa pois é uma dimensão da educação sim
Qual o artigo da última alternativa? pois não achei...na verdade, nem a segunda alternativa.. e a primeira tá em parte do art 1
( ) Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. VERDADEIRO
( ) A educação ambiental não é uma dimensão da educação, visto ser uma atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental. FALSO (é uma dimensão da educação e não só visa o desenvolvimento individual como coletivo)
( ) É o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política. VERDADEIRO
Os itens II e III não estão na lei.
Segundo Patrícia Mousinho (2003), A Educação Ambiental é um processo em que busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfretamento das questões ambientais e sociais. Desenvolver-se, num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas as mudanças culturais, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política.
“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo