Durante uma aula sobre as regras do uso do hífen no portugu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3615170 Português
Durante uma aula sobre as regras do uso do hífen no português, a professora propôs aos alunos que analisassem algumas palavras compostas, formadas por prefixos e adjetivos, para verificar se o emprego do hífen estava correto ou não.

Com base nas regras da Língua Portuguesa, julgue as afirmativas a seguir:

I.A palavra arco-íris deve ser grafada com hífen, por se tratar de um composto cujos elementos mantêm sua autonomia fonética.
II.A forma correta é super-humano, já que o segundo elemento inicia com "h".
III.A palavra bem-estar leva hífen por ser formada pelo prefixo "bem" seguido de palavra autônoma.
IV.O termo microondas é a grafia correta, pois o hífen não é utilizado quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a palavra seguinte.

Assinale a alternativa que indica quais afirmativas são verdadeiras:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Ortografia – Uso do hífen em palavras compostas e prefixos. O assunto exige conhecer as principais regras do Acordo Ortográfico para grafia correta de vocábulos, habilidade fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, que precisa preencher relatórios e comunicar-se de forma clara.

Análise das Afirmativas:

I. “arco-íris”Verdadeira. Segundo a norma-padrão, usa-se hífen em compostos cuja pronúncia mantém autonomia dos elementos, formando uma unidade de sentido, sem preposição: beija-flor, guarda-chuva, arco-íris. (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa).

II. “super-humano”Verdadeira. A regra determina uso do hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento inicia com “h”: super-humano, anti-higiênico. (Cunha & Cintra).

III. “bem-estar”Verdadeira. É obrigatória a utilização do hífen após o prefixo “bem” quando seguido de palavra autônoma: bem-educado, bem-estar. (Rocha Lima; Manual de Redação da Presidência).

IV. “microondas”Falsa. Cuidado! A tendência é pensar que não se usa hífen, mas a norma é clara: usa-se hífen se o prefixo termina com a mesma vogal com que se inicia a segunda palavra. Assim, a forma correta é micro-ondas, e não microondas.

Estratégias para a prova:

- Atenção à presença do “h” após prefixos.

- Observe quando prefixo termina e palavra seguinte começa com a mesma letra — sempre há hífen nesses casos.

- Fique atento a compostos consagrados pela tradição, mesmo que o sentido pareça “óbvio”.

Alternativa correta: A) I, II e III.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I.A palavra arco-íris deve ser grafada com hífen, por se tratar de um composto cujos elementos mantêm sua autonomia fonética. CERTO. Porque é um substantivo composto formado pela junção de "arco" e "íris", e as palavras se tornam uma unidade com significado próprio, ou seja, Mantém autonomia fonética e é substantivo composto

II.A forma correta é super-humano, já que o segundo elemento inicia com "h". CERTO. Quando o segunda parte começar com h (ou r, que é duplicado), usa-se hífen

III.A palavra bem-estar leva hífen por ser formada pelo prefixo "bem" seguido de palavra autônoma. CERTO. Bem geralmente leva hífen, como bem-vindo, bem-humorado.

IV.O termo microondas é a grafia correta, pois o hífen não é utilizado quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a palavra seguinte. ERRADO. Quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia o segundo elemento, o hífen é obrigatório (micro-ondas, anti-inflamatório). BIZU: Os iguais se repelem como "Micro-ondas", e os opostos se atraem como "Autoescola".

GABARITO LETRA "A". 1 Tessalonicenses 4:7. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. 

Os opostos se atraem.

Os iguais se repelem.

O bem não gosta de ninguém.

O Mau não gosta de vogal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo