A respeito de protocolos de comunicação e de infraestrutura ...
Os protocolos SMB (server message block) e NFS (network file system) operam com um modelo cliente-cliente, que permite aos clientes se comunicarem e compartilharem arquivos entre si, usando o servidor como mediador.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Modelo Cliente-Servidor (não Cliente-Cliente)
Não há comunicação direta cliente-cliente; o servidor é o intermediário obrigatório para o compartilhamento.
- O protocolo SMB (Server Message Block) é um protocolo de comunicação que permite o compartilhamento de arquivos, diretórios, impressoras e outros recursos em uma rede. Ele é usado por vários sistemas operacionais, incluindo Windows, MacOS, iOS, Linux e Android. Permite que os aplicativos clientes abram, leiam, movam, criem e atualizem arquivos em servidores remotos
- O protocolo NFS (Network File System) permite que usuários acessem arquivos e diretórios em um servidor remoto como se fossem locais. É um protocolo de compartilhamento de arquivos que funciona em um modelo cliente-servidor.
A afirmação está errada.
Os protocolos SMB (Server Message Block) e NFS (Network File System) operam em um modelo cliente-servidor, e não cliente-cliente.
Muita atenção nas pegadinhas da cebraspe. Modelo cliente-cliente. Se ler depressa e apenas uma vez grande chance de errar. Essa questão não tinha visto erro, pois via cliente-cliente e minha mente lia cliente-servidor já que sabia que era assim que funcionava. Somente conhecimento não basta nas provas da CEBRASPE.
Introdução a Protocolos de Comunicação e Infraestrutura de Rede
No contexto de redes, os protocolos de comunicação são fundamentais para permitir a troca de dados e o compartilhamento de recursos, como arquivos, entre dispositivos em uma rede. O SMB (Server Message Block) e o NFS (Network File System) são dois protocolos amplamente utilizados para compartilhamento de arquivos em redes. O SMB é utilizado principalmente em sistemas Windows, enquanto o NFS é mais comum em ambientes UNIX/Linux. Tanto o SMB (Server Message Block) quanto o NFS (Network File System) podem ser usados em Linux e Windows, embora o SMB, por ser nativo do Windows, precise da implementações como o Samba para ambiente Windows. Ambos permitem que os dispositivos na rede compartilhem arquivos de maneira eficiente, mas funcionam de maneira diferente.
Resolução
A assertiva está errada. O SMB e o NFS operam em um modelo cliente-servidor, não cliente-cliente. Isso significa que, em ambos os protocolos, o servidor é o responsável por fornecer os arquivos ou recursos compartilhados, e os clientes acessam esses recursos. No modelo cliente-servidor, o servidor atua como o provedor de arquivos, enquanto os clientes solicitam e consomem esses arquivos. No caso do SMB, ele é utilizado principalmente para compartilhamento de arquivos e impressoras em redes Windows, enquanto o NFS é mais utilizado em sistemas Unix/Linux para o mesmo propósito. Ambos os protocolos utilizam o servidor como ponto central de armazenamento e acesso, não permitindo comunicação direta entre os clientes sem a mediação do servidor.
Resposta: Errada - Chatgpt
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo