Maria percebeu que João acuava Carla até o canto do pátio,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3699593 Português

Leia com atenção o texto a seguir para responder à questão.


João sempre provoca Carla no recreio, em um canto do pátio. Maria, merendeira da escola, reparou recentemente nesse comportamento, quando passou ali por acaso. Ela resolveu observar, nos dias seguintes, viu que aquilo acontecia muitas vezes e ficou preocupada. Na segunda-feira passada, Maria escutou João dizer aos amigos que gosta de deixar Carla nervosa, porque “ela fica vermelha de raiva. É muito engraçado!”. Maria se admirou ao perceber que os amigos frequentemente veem o que João faz com Carla, mas nunca participam diretamente. Como a escola de Maria tem um programa de combate ao bullying, ela levou o caso para a reunião da equipe.

Maria percebeu que João acuava Carla até o canto do pátio, onde geralmente os adultos não estão. De acordo com Camargo (2009), isso mostra que, geralmente, o bullying ocorre
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Interpretação de Texto: identificação de informações implícitas.

Esta questão exige atenção à compreensão detalhada do texto e à capacidade de identificar informações que não estão evidentemente explícitas, mas que podem ser inferidas pelo contexto, habilidade essencial para quem se prepara para concursos.

Análise da alternativa correta (E):

A alternativa E) “escondido dos adultos propositalmente, sendo difícil de ser identificado” está correta porque retoma uma ideia presente de forma implícita no texto: João escolhe um canto do pátio onde normalmente não há adultos. Essa ação claramente indica intenção de ocultar o comportamento, o que dificulta sua observação e identificação. Segundo gramáticas como Bechara e Cunha & Cintra, interpretar corretamente significa relacionar trechos explícitos a conclusões lógicas e contextuais – exatamente o que se exige neste item.

Estratégia para chegar à resposta: note as palavras-chave (“em um canto do pátio, onde geralmente os adultos não estão”) e repare no motivo de preocupação de Maria e sua atitude proativa ao comunicar a situação. O texto ainda cita que os amigos só presenciam, mas não têm participação ativa, reforçando o caráter oculto e difícil de ser percebido por adultos.

Por que as outras estão incorretas?

  • A: Diz “sem querer, sem intenção”. O texto mostra que João faz de propósito e acha engraçado provocar Carla.
  • B: “Abertamente, sem preocupação”. Errado, pois a conduta ocorre escondida, justamente para evitar adultos.
  • C: “Entre amigos, típica dos meninos”. Sem qualquer sustentação textual: não há amizade entre João e Carla nem indicativo de brincadeira.
  • D: “Incentivado pelos adultos”. Incorreta, já que Maria age em repúdio à situação e conduz o caso às autoridades escolares.

Dica de ouro para concursos: Fique sempre atento a detalhes do texto! Busque aquilo que o texto diz e o que ele deixa a entender. Muitas questões valorizam a inferência, não só a leitura literal (conferido por renomadas gramáticas e pelo Manual de Redação Oficial).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. LETRA E / no texto fala que João acuava Carla no canto de parede, onde geralmente não se tinha a presença dos adultos.

E. O bullying geralmente ocorre de forma escondida dos adultos. O agressor (João) escolhe locais de pouca supervisão, como o canto do pátio, para agir contra a vítima (Carla) sem ser visto ou interrompido. Essa característica deliberada torna a identificação e a intervenção por parte dos responsáveis mais difíceis, sendo um ato propositalmente velado.

Siga-me @rexconcurseiro

oshi, n tinha como errar essa lendo o trecho kaka

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo