Especificamente sobre a concentração e a desconcentração...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3415244 Administração Geral
Especificamente sobre a concentração e a desconcentração de poder, que aborda em que nível hierárquico as decisões serão tomadas, a Teoria Neoclássica não toma partido entre elas, trabalhando as vantagens e desvantagens de cada abordagem. Entre as vantagens apontadas pelos teóricos para a concentração de poder, encontra-se: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

Tema central: Esta questão aborda um ponto-chave da Teoria Neoclássica da Administração: centralização (concentração) e descentralização (desconcentração) do poder decisório nas organizações. Entender essas abordagens é fundamental para compreender como as empresas tomam decisões em diferentes níveis hierárquicos e quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Resumo teórico:
A Teoria Neoclássica busca a eficiência organizacional ao considerar fatores como autoridade, delegação e descentralização, conforme autores clássicos como Peter Drucker e Harold Koontz. Centralização significa que as decisões são tomadas nos níveis mais altos da hierarquia, enquanto a descentralização permite que níveis mais baixos decidam sobre assuntos do seu âmbito.

Justificativa da alternativa correta (A):
A alternativa A está correta porque a centralização da tomada de decisões evita a repetição desnecessária de esforços em atividades similares e possibilita a especialização de funções sensíveis, como aquelas que demandam conhecimento técnico ou confidencialidade. Isso está alinhado ao que defendem Koontz & O'Donnell em “Princípios de Administração” e Maximiano em “Teoria Geral da Administração”.

Análise das alternativas incorretas:

B: Aponta como “vantagem” o gap de tempo entre o fato e a decisão, mas esse é considerado um problema da centralização, pois pode tornar a resposta da organização mais lenta.

C: A distância entre tomadores de decisão e os fatos é outra desvantagem da centralização, já que gestores distantes podem não captar detalhes operacionais importantes.

D: Diz que os níveis mais altos têm visão “mais operacional”, o que é errado: a alta administração tem visão mais estratégica e global, enquanto a operacional está nos níveis mais baixos. A justificativa também não corresponde à vantagem real da centralização.

Dicas para não errar: Procure identificar palavras-chave como “vantagem” ou “desvantagem” e compare com aquilo que você estudou. Cuidado com alternativas que falam em atrasos ou distanciamento: esses são riscos da centralização, não benefícios!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo