Leia o texto a seguir. O estigma de terra do "atraso", da "...
Leia o texto a seguir.
O estigma de terra do "atraso", da "decadência", do marasmo e do ócio, serviu para se identificar o goiano por vários séculos, até que outra construção e outro estigma o substituísse, baseado na ideia de modernização em forma de progresso apregoada após o movimento de 1930. Através do viés do progresso os arautos de 30 procuraram reconstruir a imagem de Goiás e imprimir uma face mais contemporânea ao estado, o que poderia ser visto como a tentativa de inserir a região na construção da nação.
CHAUL, Nasr Fayad. A identidade cultural do Goiano. Ciência e Cultura, v. 63, n. 3, São Paulo, jul. 2011. Disponível em:<http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252011000300016&script=sci_arttext&tlng=es>. Acesso em: 25 abr. 2022. (Adaptado)
No âmbito político, a reconstrução da imagem do estado foi marcada pelo alinhamento com o governo nacional, cujo objetivo era
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - desintegrar a estrutura oligárquica.
1. Tema central da questão
A questão aborda a transformação da imagem do estado de Goiás após a Revolução de 1930, destacando o alinhamento político do estado com o governo nacional. Esse contexto está relacionado ao fim da chamada República Oligárquica e ao início de uma política voltada para a modernização e maior centralização do poder.
2. Resumo teórico
A Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas, marcou o fim da hegemonia das oligarquias regionais (principalmente Minas Gerais e São Paulo) e buscou romper com a política dos “coronéis” e do “café com leite”. Com isso, o governo central passou a intervir diretamente nos estados, nomeando interventores e promovendo reformas para enfraquecer o poder local das elites tradicionais.
Fontes: FAUSTO, Boris. História do Brasil; CHAUL, Nasr Fayad.
3. Justificativa da alternativa correta (B)
O texto destaca a tentativa de modernização e a reconstrução da imagem de Goiás, vinculando tais mudanças ao alinhamento político com o governo central pós-1930. O foco principal dessa política era desintegrar as oligarquias que controlavam os estados, substituindo as antigas elites locais por interventores nomeados pelo presidente, buscando maior integração nacional e redução do poder regional. Assim, a alternativa B corresponde exatamente ao objetivo citado.
4. Análise das alternativas incorretas
A - realizar a abertura democrática.
Incorreta, pois o período foi de centralização e autoritarismo, não de abertura democrática.
C - ampliar as representações estaduais.
Incorreta, pois houve redução da autonomia dos estados e não ampliação de suas representações.
D - integrar as áreas de segurança nacional.
Apesar de haver preocupação com a segurança, o objetivo principal era político e não militar.
Dica de interpretação:
Atente-se aos termos históricos-chave: "desintegrar a estrutura oligárquica" está intimamente ligado à Revolução de 1930; já as demais alternativas tratam de temas secundários ou posteriores.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PESSOAL, TENHO ESSAS ANOTAÇÕES NOS MEUS RESUMOS, PODE EXPLICAR UM POUCO DESSE ASSUNTO PRA VOCÊS.
ÉPOCA DA REVOLUÇÃO DE 1930
Em Goiás, a Revolução de 1930 significou a ascensão ao poder de um novo segmento oligárquico estadual. Não existia no estado uma sociedade urbana industrial que pudesse originar uma burguesia, um operariado e ainda uma classe média que se contrapusesse às oligarquias. A economia goiana era essencialmente agrária. O estado pós-1930 ainda é oligárquico, só que direcionado a uma visão mais desenvolvimentista, com o objetivo de inserir Goiás no mercado nacional brasileiro. A nova classe política assumiu o comando estadual com novas prioridades, como a higienização, a educação e o progresso, alinhadas com a política desenvolvimentista nacional.
A Revolução de 1930, embora sem raízes próprias em Goiás, teve uma significação profunda para o Estado. Foi feita por grupos heterogêneos da classe dominante, descontente em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, de militantes tenentistas e das classes médias, sem uma ideologia determinada e coerente, aglutinados por sua repulsa à ordem política estabelecida na República Oligárquica.
A Revolução não provocou muita mudança social no Brasil, mas sem dúvida trouxe uma renovação política com transformações profundas e decisivas no estilo de governo, que buscou decididamente o desenvolvimento. Em Goiás, a mudança da capital com a construção de Goiânia constituiu-se no marco inicial dessa nova etapa, símbolo do progresso e do desenvolvimento do Estado.
"A Revolução de 30 embora sem raízes próprias em Goiás, teve uma significação profunda para o Estado. É o marco de uma nova etapa histórica para o Estado. Esta transformação não se operou, imediatamente, no campo social, mas abalou o campo político drasticamente (fim do caiadismo e início do ludoviquismo). Não foi popular nem sequer uma revolução de minorias com objetivos sociais. A consciência social não havia atingido tal ponto e faltava organização de classe. Foi feita por grupos heterogêneas da classe dominante descontente (MG e RS), de militares (grupo tenentista) e das classes médias, sem uma ideologia determinada e coerente, aglutinados por sua repulsa à ordem política estabelecida na República Oligárquica. "
Revolução de 1930 em Goiás
A Revolução de 1930 teve uma influência profunda para o Estado, foi a marca de uma nova etapa em sua história. Essa mudança não ocorreu imediatamente no campo social, apenas foi visível no campo político.
Foi realizada por diferentes grupos que estavam descontentes, reunidos por sua aversão à ordem política estabelecida na República Oligárquica.
O movimento não gerou mudança social, mas trouxe uma renovação política com transformações significativas e decisivas na forma de governo, que tentou fortemente o desenvolvimento.
Uma grande marca foi tirar a capital do Estado da região de influência dos Caiado e criar um rompimento com o passado, com o lema “Um Novo Tempo”.
(do material Gran)
Gabarito letraaaaaaaaa B de bola desintegrar
principais famílias: bulhões e caiado , só guardar esses nomes para acertar questões ligadas as oligarquias .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo