Orientadas no sentido do litoral para o interior, as ferrovi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q307733 Conhecimentos Gerais
O desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil está diretamente ligado à expansão da cafeicultura, primeiro no estado do Rio de Janeiro (Vale do Paraíba) e a seguir no estado de São Paulo. No Rio de Janeiro, as ferrovias escoavam a produção cafeeira do Vale do Paraíba até o Porto do Rio. Em São Paulo, elas escoavam a produção cafeeira do interior até o Porto de Santos. O desenvolvimento do transporte rodoviário no Brasil teve início no final da década de 20, no governo de Washington Luís (“Governar é abrir estradas”), quando se construiu a rodovia Rio–São Paulo, única pavimentada até 1940. A partir da década de 50, o transporte rodoviário se transformou no principal meio de locomoção do país.

Marcos de Amorim Coelho. Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 1999, p. 252-4 (com adaptações).

A partir das informações do texto acima, julgue o item que se segue.
Orientadas no sentido do litoral para o interior, as ferrovias desempenharam papel proeminente na integração das diversas regiões brasileiras, papel proporcionalmente maior do que o que viria a ser representado pelas rodovias.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Vamos entender melhor o contexto da questão e por que a alternativa correta é "Errado".

O desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil, especialmente no século XIX e início do século XX, esteve intimamente ligado à expansão da cafeicultura. As ferrovias eram construídas principalmente para escoar a produção de café dos grandes centros produtores para os portos de exportação. Um exemplo clássico é a ferrovia que ligava o Vale do Paraíba ao Porto do Rio de Janeiro, e outra que conectava o interior de São Paulo ao Porto de Santos.

No entanto, a questão afirma que as ferrovias desempenharam um papel maior na integração das diversas regiões brasileiras do que as rodovias. Esse ponto é crucial para entender por que a afirmação está errada.

Embora as ferrovias fossem essenciais para o escoamento do café, elas não foram planejadas para integrar o território nacional de forma abrangente. Elas tinham um traçado predominantemente radial (do interior para o litoral), focado principalmente no transporte de produtos agrícolas para exportação. Portanto, não cobriram de forma eficiente todas as regiões do país.

Por outro lado, o desenvolvimento do transporte rodoviário, que começou a se intensificar no final da década de 1920 e ganhou força a partir dos anos 1950, teve um impacto muito maior na integração nacional. As rodovias foram planejadas para conectar várias regiões do país, facilitando não somente o transporte de mercadorias, mas também a circulação de pessoas e a integração política e econômica de diferentes estados.

Um marco importante foi a construção da rodovia Rio–São Paulo durante o governo de Washington Luís, que simbolizou o início de uma nova era para o transporte brasileiro: "Governar é abrir estradas". A partir da década de 1950, com a expansão da malha rodoviária, o Brasil passou a ter seu território interligado de maneira mais eficiente, superando as limitações das ferrovias nesse aspecto.

Portanto, a afirmação de que as ferrovias desempenharam um papel maior na integração das regiões brasileiras do que as rodovias é incorreta. As rodovias foram mais eficazes nesse papel devido ao seu planejamento e expansão ao longo do território nacional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO. As rodovias desempenharam um papel maior.

No século XIX e início do XX, as ferrovias foram construídas principalmente para escoar a produção cafeeira do interior para os portos, como do Vale do Paraíba ao Rio de Janeiro e do interior de São Paulo ao Porto de Santos.

Esse traçado, orientado do litoral para o interior, favorecia a exportação e não promovia integração efetiva entre diferentes regiões do país.

Além disso, a rede ferroviária era concentrada em algumas áreas, especialmente no Sudeste, e não havia uma malha nacional integrada, limitando seu impacto na integração regional.

Em contraste, o desenvolvimento das rodovias, iniciado na década de 1920 e intensificado a partir da década de 1950, promoveu uma maior interligação nacional.

Estradas como a Rio-São Paulo e posteriormente rotas como a Transamazônica conectaram regiões antes isoladas, facilitando o transporte de pessoas, mercadorias e serviços e estimulando a mobilidade interna e o desenvolvimento econômico.

Embora as ferrovias tenham sido importantes para o escoamento agrícola, o papel das rodovias na integração das diversas regiões brasileiras foi proporcionalmente maior.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo