Orientadas no sentido do litoral para o interior, as ferrovi...
Marcos de Amorim Coelho. Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 1999, p. 252-4 (com adaptações).
A partir das informações do texto acima, julgue o item que se segue.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Vamos entender melhor o contexto da questão e por que a alternativa correta é "Errado".
O desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil, especialmente no século XIX e início do século XX, esteve intimamente ligado à expansão da cafeicultura. As ferrovias eram construídas principalmente para escoar a produção de café dos grandes centros produtores para os portos de exportação. Um exemplo clássico é a ferrovia que ligava o Vale do Paraíba ao Porto do Rio de Janeiro, e outra que conectava o interior de São Paulo ao Porto de Santos.
No entanto, a questão afirma que as ferrovias desempenharam um papel maior na integração das diversas regiões brasileiras do que as rodovias. Esse ponto é crucial para entender por que a afirmação está errada.
Embora as ferrovias fossem essenciais para o escoamento do café, elas não foram planejadas para integrar o território nacional de forma abrangente. Elas tinham um traçado predominantemente radial (do interior para o litoral), focado principalmente no transporte de produtos agrícolas para exportação. Portanto, não cobriram de forma eficiente todas as regiões do país.
Por outro lado, o desenvolvimento do transporte rodoviário, que começou a se intensificar no final da década de 1920 e ganhou força a partir dos anos 1950, teve um impacto muito maior na integração nacional. As rodovias foram planejadas para conectar várias regiões do país, facilitando não somente o transporte de mercadorias, mas também a circulação de pessoas e a integração política e econômica de diferentes estados.
Um marco importante foi a construção da rodovia Rio–São Paulo durante o governo de Washington Luís, que simbolizou o início de uma nova era para o transporte brasileiro: "Governar é abrir estradas". A partir da década de 1950, com a expansão da malha rodoviária, o Brasil passou a ter seu território interligado de maneira mais eficiente, superando as limitações das ferrovias nesse aspecto.
Portanto, a afirmação de que as ferrovias desempenharam um papel maior na integração das regiões brasileiras do que as rodovias é incorreta. As rodovias foram mais eficazes nesse papel devido ao seu planejamento e expansão ao longo do território nacional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO. As rodovias desempenharam um papel maior.
No século XIX e início do XX, as ferrovias foram construídas principalmente para escoar a produção cafeeira do interior para os portos, como do Vale do Paraíba ao Rio de Janeiro e do interior de São Paulo ao Porto de Santos.
Esse traçado, orientado do litoral para o interior, favorecia a exportação e não promovia integração efetiva entre diferentes regiões do país.
Além disso, a rede ferroviária era concentrada em algumas áreas, especialmente no Sudeste, e não havia uma malha nacional integrada, limitando seu impacto na integração regional.
Em contraste, o desenvolvimento das rodovias, iniciado na década de 1920 e intensificado a partir da década de 1950, promoveu uma maior interligação nacional.
Estradas como a Rio-São Paulo e posteriormente rotas como a Transamazônica conectaram regiões antes isoladas, facilitando o transporte de pessoas, mercadorias e serviços e estimulando a mobilidade interna e o desenvolvimento econômico.
Embora as ferrovias tenham sido importantes para o escoamento agrícola, o papel das rodovias na integração das diversas regiões brasileiras foi proporcionalmente maior.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo