Com relação às relações anatômicas dos brônquios pulmonares,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2959495 Medicina
not valid statement found

Com relação às relações anatômicas dos brônquios pulmonares, assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Relações anatômicas dos brônquios pulmonares. Este é um conhecimento essencial no contexto do técnico em necrópsia, uma vez que a identificação correta das estruturas no hilo pulmonar é fundamental tanto para dissecção quanto para exames periciais.

Justificativa da alternativa correta (B):

“Cada artéria pulmonar passa transversalmente em direção ao pulmão, em posição anterior ao brônquio.” — A alternativa está correta pois descreve a principal relação anatômica no hilo pulmonar. Segundo a literatura clássica (Gray’s Anatomy; Moore & Dalley), a artéria pulmonar acompanha o brônquio principal na entrada do pulmão e, geralmente, no pulmão direito ela localiza-se à frente e ligeiramente abaixo do brônquio, enquanto no pulmão esquerdo está superior ou anterior ao brônquio.

No exame de necrópsia, reconhecer que a artéria está em posição anterior ao brônquio é essencial para evitar confusões, especialmente em achados anatômicos ou patologias. Essa particularidade é reforçada nos principais manuais de anatomia, como citado por Moore (2022, p. 158): “As artérias pulmonares situam-se anteriormente aos brônquios principais no hilo pulmonar.”

Análise das alternativas incorretas:

A) “Os brônquios lobares se conectam em paralelo entre o mediastino e o pulmão.” — Incorreta. Os brônquios lobares só aparecem dentro dos pulmões; do mediastino ao hilo passa apenas o brônquio principal.

C) “Os brônquios principais dividem-se em bronquíolos.” — Incorreta. Há uma sequência hierárquica: os brônquios principais ramificam-se primeiro em brônquios lobares, depois segmentares, só então em bronquíolos.

D) “A posição da carina marca a porção superior da traqueia.” — Errada. A carina é a crista de cartilagem na porção inferior da traqueia, na bifurcação para brônquios.

E) “A mucosa reveste a porção externa dos brônquios.” — Errada. O revestimento mucoso está na superfície interna dos brônquios, responsável pela proteção e transporte do muco.

Orientações de prova: Atenção a termos como “externa”, “superior”, “paralela” e à ordem das ramificações — são pontos clássicos de pegadinhas em concursos.

Caso queira aprofundar, consulte os capítulos de anatomia das vias aéreas no Moore & Dalley – Anatomia Orientada para a Clínica, especialmente as ilustrações do hilo pulmonar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo