O ácido acetilsalicílico, um anti-inflamatório não esteroida...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q4139004 Não definido
O ácido acetilsalicílico, um anti-inflamatório não esteroidal, é utilizado, dentre outras indicações, como antiagregante plaquetário. Seu mecanismo de ação ocorre por meio da acetilação de modo irreversível da ciclooxigenase, enzima responsável pela produção de tromboxana A2 nas plaquetas. Na ausência de tal produção, ocorre inibição da agregação plaquetária. Como a inibição é irreversível e as plaquetas não são capazes de sintetizar novas moléculas de ciclo-oxigenase por serem anucleares, os efeitos de uma dose única de ácido acetilsalicílico persistem por 7 a 10 dias. Esse efeito do ácido acetilsalicílico sobre a ciclo-oxigenase é chamado de 
Alternativas