A frase “Estranhas coincidências o acaso nos manda numa noit...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Esta questão aborda ordem direta e inversa na estrutura da oração, além de exigir atenção à colocação pronominal, aspectos essenciais para quem objetiva atuar como Secretário Executivo e precisa dominar uma linguagem clara e formal.
Explicação didática:
A ordem direta na Língua Portuguesa segue a sequência Sujeito + Verbo + Complementos, tornando a frase mais clara e objetiva (como recomenda a norma-padrão, em obras de Bechara e Cunha & Cintra). Já a ordem inversa, usada muitas vezes por questões estilísticas, inverte estes elementos.
No trecho analisado, temos a inversão proposital: “Estranhas coincidências o acaso nos manda numa noite de chuva”. Perceba que a frase se inicia pelo objeto direto (“estranhas coincidências”) e não pelo sujeito (“o acaso”). Na hora de reescrever para a ordem direta, é fundamental identificar:
- Sujeito: o acaso
- Verbo: manda
- Objeto direto: estranhas coincidências
- Objeto indireto: a nós (próclise “nos” na frase original)
- Adjunto adverbial de tempo: numa noite de chuva
Regra central:
Conforme ensina Evanildo Bechara, a ordem natural dos termos serve para clareza e objetividade, fundamentais em comunicação oficial e concursos. Portanto, a ordem correta é:
O acaso manda estranhas coincidências a nós numa noite de chuva.
Justificativa da alternativa correta (A):
É a única alternativa que respeita a sequência Sujeito + Verbo + Complemento + Adj. Adverbial, usando corretamente “a nós” para indicar o objeto indireto.
Análise das alternativas incorretas:
- B: Mantém ordem inversa (objeto direto no início); não é a ordem natural.
- C: Frase fora de ordem direta; verbo e pronome antes do sujeito.
- D: Inversão de ordem; “manda-nos” e “o acaso” deslocados.
- E: Começa pelo adjunto adverbial, estruturando a frase em ordem inversa.
Dica de prova: Quando o comando pedir ordem direta, busque pela opção em que a frase começa obrigatoriamente pelo sujeito, segue com o verbo, depois com os complementos e só então com adjuntos adverbiais. Fique atento à posição dos pronomes!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
“Estranhas coincidências o acaso nos manda numa noite de chuva”
quem manda (o acaso), manda algo (estranhas coincidências), à alguém (a nós).
O acaso manda estranhas coincidências a nós numa noite de chuva.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo