Cirrose hepática é uma doença caracterizada pela desordem d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q691198 Medicina
Cirrose hepática é uma doença caracterizada pela desordem da arquitetura hepática, definida histologicamente por fibrose e nódulos regenerativos. Sobre essa condição clínica, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a cirrose hepática e, especificamente, os mecanismos fisiopatológicos envolvidos na formação da ascite, uma de suas principais complicações.

Alternativa correta: B) “a fisiopatologia da ascite está na ativação do sistema renina angiotensina aldosterona.”

Justificativa:
A ascite é causada pelo acúmulo de líquido na cavidade abdominal devido à alteração da hemodinâmica portal e sistêmica na cirrose. O fígado, ao sofrer fibrose e desenvolver nódulos regenerativos, aumenta a pressão portal. O organismo, ao perceber redução do volume arterial efetivo, ativa sistemas compensatórios — especialmente o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA). Esse sistema estimula a retenção de sódio e água pelos rins, agravando a formação de ascite. Isso está de acordo com os mecanismos fisiopatológicos descritos em obras como Harrison’s Principles of Internal Medicine (20ª ed) e revisões sistemáticas encontradas no UpToDate.

Análise das alternativas incorretas:

A) A reversão da fibrose hepática não é possível na maioria dos casos de cirrose, mesmo se diagnosticada precocemente. O tratamento definitivo é o transplante hepático quando indicado (SBH, Manual de Hepatologia).

C) Embora os distúrbios de coagulação ocorram, o paciente cirrótico pode apresentar tanto tendência ao sangramento quanto à trombose (“rebalanceamento hemostático”). Não se pode afirmar que existe somente sangramento, contrariando as recomendações do Ministério da Saúde e sociedades hepáticas (SBH).

D) A hemocromatose não é a etiologia de cirrose mais comum em mulheres acima de 50 anos. Esta é rara e tem padrão epidemiológico diferente, sendo as causas mais comuns alcoolismo e hepatite viral crônica (Harrison’s, SBH).

E) A ligadura elástica de varizes esofágicas é indicada também de forma profilática em pacientes de alto risco, não apenas após o primeiro episódio de sangramento (SBH, Portal Brasileiro de Hepatologia).

Estratégia para provas: Fique atento a alternativas que trazem termos como “apenas”, “somente”, “curativo” ou superlativos, pois costumam indicar pegadinhas conceituais. Sempre busque fundamentar a resposta nas diretrizes nacionais e em livros de referência.

Referências:
Manual de Hepatologia – Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), Harrison’s Principles of Internal Medicine 20ª Ed., UpToDate.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa B é a correta, pois a ascite é uma das complicações da cirrose hepática, que ocorre devido à ativação do sistema renina angiotensina aldosterona. Esse sistema é ativado pela redução da pressão arterial causada pela cirrose, resultando na retenção de sódio e água pelos rins e consequente formação de líquidos no abdômen. As outras alternativas estão incorretas, pois o tratamento curativo da cirrose não é garantido, os distúrbios de hemostasia na cirrose podem resultar tanto em sangramentos quanto em trombose, a hemocromatose é mais comum em homens e a ligadura de varizes esofágicas pode ser indicada em casos de risco de hemorragia, independentemente do número de episódios anteriores.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo