Nas últimas décadas, a centralidade da imagem nas sociedades...
Nas últimas décadas, a centralidade da imagem nas sociedades contemporâneas transformou as formas de ensinar e aprender arte. Autores como Ana Mae Barbosa e Fernando Hernández defendem, em diferentes publicações, abordagens pedagógicas baseadas na cultura visual, entendida como um campo em que a leitura crítica da imagem, presente na arte, na mídia e no cotidiano, articula-se à criação e à reflexão, favorecendo a compreensão dos significados socioculturais que permeiam as produções visuais.
A seguir é apresentada uma lista de artistas e trabalhos que representam exemplos significativos do uso da imagem como linguagem crítica na contemporaneidade. Relacione os nomes às respectivas produções e temas, considerando o papel da imagem e da cultura visual em suas práticas artísticas, e assinale a alternativa com a sequência correta.
Artistas
1.Andy Warhol (1928–1987). 2.Barbara Kruger (1945). 3.Rosângela Rennó (1962). 4.Vik Muniz (1961).Produções e Temas
( ) Produção centrada em fotografias apropriadas de arquivos institucionais e familiares, reorganizadas de modo a evidenciar o apagamento deliberado ou acidental de sujeitos e narrativas históricas marginalizadas.
( ) Séries serigráficas que reproduzem, em escala industrial, imagens icônicas de celebridades e produtos de consumo, explorando cores artificiais e variações repetitivas como crítica à cultura de massa.
( ) Painéis fotográficos em preto e branco, sobrepostos por frases curtas em tipografia negrito e fundo vermelho, questionando diretamente relações de poder, identidade de gênero e manipulação midiática.
( ) Reinterpretação de obras e imagens conhecidas por meio de composições criadas com materiais não artísticos e não convencionais, posteriormente fotografadas para circulação.