Introduzido no léxico filosófico durante o século XVIII, o ...
( ) Platão argumenta que, dado o fato de a arte enfatizar os atos moralmente perfeitos dos deuses, ela é socialmente útil para inspirar os seres humanos a imitar esses atos. Já, para Aristóteles, que fora discípulo de Platão, considerava a arte, devido à sua capacidade purgativa ou catártica, como um poder para os seres humanos que os incita a se envolverem em comportamento violento e antissocial, ou em tentativas neuróticas de negar a realidade.
( ) Freud afirma que impulsos irracionais e antissociais (por exemplo, sexualidade e agressão) podem ser sublimados em formas de criatividade socialmente aceitáveis, como ciência, arte, religião, filosofia ou moralidade. Para Marx, seu argumento e espanto derivava do fato de que a arte, como outras formas de cultura (religião, moralidade, filosofia), normalmente incorpora os valores socioeconômicos de determinada cultura ou período histórico. Porém, existe uma “grande arte” que supera a ideologia de uma cultura ou tempo histórico e torna-se válida, mesmo nos dias de hoje, (como um dos exemplos, ele forneceu o da “Tragédia Grega”).
( ) Segundo Aristóteles, a arte é uma expressão dos fatos cotidianos, sendo uma imitação de coisas ou eventos particulares (um saber-fazer, ou seja, uma “techné”). O neoplatonismo, o classicismo e o romantismo diferem da teoria da “arte pela arte”, teoria que pretende desvelar a beleza como aquilo que é intrinsecamente valioso (isto é, capaz de fazer com que todas as pessoas compartilhem dos mesmos sentimentos).
( ) O conceito de estética descende do conceito de gosto. No século XVIII, o conceito de gosto surgiu, em parte, como um corretivo para a ascensão do racionalismo, particularmente quando aplicada à beleza, e ao surgimento do egoísmo, particularmente quando aplicado à virtude. Contra o racionalismo sobre a beleza, a teoria do gosto do século XVIII sustentava que o julgamento da beleza era imediato; contra o egoísmo sobre a virtude, considerava o prazer da beleza desinteressado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: A questão aborda conceitos filosóficos sobre estética e arte, focando em como diferentes filósofos e teorias interpretam a arte e seus impactos culturais e sociais. A compreensão da questão exige conhecimentos sobre as ideias de Platão, Aristóteles, Freud, e Marx, assim como teorias estéticas do século XVIII.
Alternativa Correta: B - F - V - F - V
Justificação das Afirmativas:
( ) Platão e Aristóteles: A afirmativa está Falsa. Platão não argumentava que a arte era socialmente útil devido aos atos moralmente perfeitos dos deuses. Ele era crítico da arte, considerando-a uma cópia imperfeita da realidade. Aristóteles, por outro lado, via a arte como catártica, mas não como causadora de comportamentos violentos e antissociais. Ele acreditava que a tragédia permitia a purificação das emoções.
( ) Freud e Marx: A afirmativa está Verdadeira. Freud realmente falava sobre a sublimação de impulsos irracionais em formas de criatividade. Marx reconhecia que a arte e outras formas culturais refletiam a ideologia de sua época, mas também acreditava que a "grande arte" transcende essas limitações históricas.
( ) Aristóteles e Teorias da Arte: A afirmativa está Falsa. Aristóteles via a arte como "techné", uma habilidade de imitar a realidade, mas a descrição da arte como algo que faz com que todas as pessoas compartilhem dos mesmos sentimentos não se alinha com as ideias de Aristóteles. Essa última parte parece mais uma referência a teorias posteriores, como o Romantismo, mas não à sua visão.
( ) Estética e Conceito de Gosto: A afirmativa está Verdadeira. No século XVIII, o conceito de gosto realmente surgiu como uma resposta ao racionalismo e ao egoísmo. A estética foi influenciada pela noção de que o prazer da beleza é desinteressado e imediato, contrastando com o pensamento racional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Considerando os fundamentos e noções gerais de direito, julgue os itens a seguir.
A interpretação autêntica, por ser uma interpretação decorrente da própria lei, não produz controvérsias, não exigindo dessa forma maior interpretação.
Essa é a pior banca que eu já vi. São umas questões confusas e gigantescas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo