Relacione os exames instrumentais aplicados às funções orof...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3055650 Fonoaudiologia
Relacione os exames instrumentais aplicados às funções orofaciais ás suas respectivas características:
1. Fotogrametria
2. Videometria
3. Paquimetria
( ) com a correta utilização, as medições de profundidade, espessura e comprimento obtidas por meio dessa avaliação orofacial podem servir para comparações pré e pós fonoterapia.
( ) com esse procedimento, o resultado não se detém apenas à aparência estática da estrutura, mas se foca na avaliação dinâmica da função ou da estrutura.
( ) possibilita avaliação da simetria e da postura da musculatura orofacial, bem como o comportamento dessa musculatura diante da forma existente.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre exames instrumentais aplicados às funções orofaciais.

Tema central: A questão busca relacionar exames instrumentais específicos com suas características, demandando conhecimentos em motricidade orofacial e em técnicas utilizadas para avaliação.

Resumo teórico: Para resolver esta questão, é importante compreender os conceitos básicos de cada exame:

  • Fotogrametria: Técnica que utiliza fotografias para avaliar e medir proporções e simetrias das estruturas orofaciais.
  • Videometria: Método que envolve a captura de vídeos para analisar a dinâmica das funções orofaciais, focando na avaliação dinâmica da função ou da estrutura.
  • Paquimetria: Ferramenta que mede espessura, profundidade e comprimento das estruturas, útil para comparações pré e pós-intervenção.

Justificativa da alternativa correta (A - 3 – 2 – 1):

  1. (3) A primeira característica é sobre medições de profundidade, espessura e comprimento, que são propriedades associadas à Paquimetria.
  2. (2) A segunda característica menciona a avaliação dinâmica, que é uma função da Videometria, focada em analisar a função em movimento.
  3. (1) A terceira característica fala sobre a avaliação de simetria e postura, que são aspectos avaliados pela Fotogrametria.

Análise das alternativas incorretas:

  • B - 3 – 1 – 2: Inverte os conceitos da videometria e fotogrametria, confundindo as avaliações dinâmica e estática.
  • C - 1 – 3 – 2: Erra ao atribuir as medidas de espessura inicialmente à fotogrametria.
  • D - 2 – 3 – 1: Troca as ordens das técnicas, colocando a videometria como primeiro, o que não se alinha com a definição dada.
  • E - 1 – 2 – 3: Totalmente incompatível com as características descritas, cada técnica está mal colocada em relação à definição.

A compreensão destes conceitos é fundamental para associar corretamente cada técnica às suas características específicas. Estude cada definição com atenção, e lembre-se de que é comum em provas tentarem confundir com termos semelhantes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo