O debate realizado no Senado Federal sobre um olhar mais aco...
Considerando o Texto II, este contexto e o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada do sistema e a contribuição da Fonoaudiologia para o cuidado e o acolhimento das pessoas com TEA, analise as afirmativas a seguir.
I- A inserção da Fonoaudiologia nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) ampliou o potencial de acolhimento e acompanhamento das pessoas com TEA na APS, fortalecendo o trabalho interdisciplinar e a integralidade do cuidado.
II- O modelo de financiamento instituído pelo Previne Brasil manteve incentivos específicos para custeio dos NASF, o que assegurou a ampliação das ações de acolhimento e diagnóstico precoce de TEA em todo o território nacional.
III- A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) de 2006 e sua atualização de 2011 reforçaram o papel da Estratégia Saúde da Família como eixo estruturante da APS, favorecendo a organização do cuidado de pessoas com condições crônicas e de desenvolvimento, como o TEA.
IV- As atualizações normativas mais recentes da APS promoveram a ampliação das equipes multiprofissionais e garantiram a cobertura universal de serviços de Fonoaudiologia voltados ao acompanhamento de pacientes com TEA.
V- Apesar dos avanços trazidos pela criação dos NASF, a cobertura de Fonoaudiologia na APS ainda é desigual, o que pode limitar o acolhimento e o acompanhamento de pessoas com TEA em determinadas regiões do país.
É CORRETO o que se afirma apenas em: