De acordo com a anatomia cardíaca, avalie as proposições: ...
I.O átrio direito forma a margem direita do coração e recebe sangue venoso da veia cava superior (VCS), veia cava inferior (VCI) e seio coronário.
II.O pericárdio é considerado um tecido fribrosseroso por possuir duas porções: o pericárdio fibroso (externo), que possui apenas uma camada, e o seroso (interno), que possui duas.
III.Endocárdio é a parte muscular da parede do órgão e está entre o miocárdio e o pericárdio. Ele é muito visível no septo interventricular, além de possuir células especializadas nos ventrículos. Essas células, dispostas em orientação perpendicular ao tecido de revestimento, aumentam a força de contração.
Assinale a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Apenas as proposições I e II estão corretas.
Tema central da questão: A questão aborda conceitos essenciais de anatomia cardíaca, exigindo conhecimento sobre as estruturas do coração e suas principais características, fundamentais para a atuação em saúde e para provas de concursos.
Resumo teórico:
O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. O átrio direito recebe sangue venoso das veias cavas (superior e inferior) e do seio coronário, formando a margem direita do órgão.
O pericárdio é uma membrana de dupla camada que envolve o coração: a externa (fibrosa) e a interna (serosa, subdividida em parietal e visceral).
O endocárdio é o revestimento interno do coração, enquanto a camada muscular é o miocárdio.
Justificativa da alternativa correta:
I. Correta: O átrio direito realmente recebe sangue venoso da veia cava superior, inferior e do seio coronário, formando a margem direita do coração. (Gray's Anatomy; Netter, Atlas de Anatomia Humana)
II. Correta: O pericárdio é chamado de fibrosseroso por ter duas porções: o fibroso (externo, camada única protetora) e o seroso (interno, com as camadas parietal e visceral).
Análise das alternativas incorretas:
III. Incorreta: A proposição apresenta erro conceitual. O endocárdio não é a parte muscular, mas sim o revestimento interno do coração. A parte muscular do coração é chamada de miocárdio. Além disso, o endocárdio não está entre o miocárdio e o pericárdio, mas sim reveste internamente as câmaras cardíacas.
Estratégias para interpretação:
Fique atento a termos que definem camadas ou funções anatômicas. Palavras como "muscular", "revestimento" e "margem" são pistas. Desconfie de afirmações que misturam funções ou localizações anatômicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo