De acordo com a Base ...
A respeito da leitura do texto literário no contexto da escola, analise as sentenças a seguir:
I.No Ensino Médio, a leitura do texto literário deve continuar nuclear, evitando simplificações didáticas, seja das biografias dos autores, seja das obras literárias. Nesse sentido, é possível e desejável que se trabalhe com HQs, filmes, animações, entre outras produções, baseadas em obras literárias, incluindo análises sobre seus processos de produção e recepção, evitando-se, porém, a simples substituição dos textos literários por essas produções.
II.No Ensino Médio, devem ser introduzidas para fruição e conhecimento, ao lado da literatura africana, afro-brasileira, indígena e da literatura contemporânea, obras da tradição literária brasileira e de língua portuguesa, de um modo mais sistematizado, em que sejam aprofundadas as relações com os períodos históricos, artísticos e culturais.
III.A partir do trabalho com a leitura literária, espera-se que os leitores/fruidores possam também reconhecer na arte formas de crítica cultural e política, uma vez que toda obra expressa, inevitavelmente, uma visão de mundo e uma forma de conhecimento, por meio de sua construção estética.
IV.No processo de organização e progressão curricular, o(a) docente deve propor a leitura de obras significativas da literatura brasileira, contextualizando sua época, suas condições de produção, circulação e recepção, tanto no eixo diacrônico quanto sincrônico, ficando a critério local estabelecer ou não a abordagem do conjunto de movimentos estéticos, obras e autores, de forma linear, crescente ou decrescente, desde que a leitura efetiva de obras selecionadas não seja prejudicada.
É correto o que se afirma em: