Em relação aos componentes de uma prótese parcial removível...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3577629 Odontologia
Em relação aos componentes de uma prótese parcial removível, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Componentes da Prótese Parcial Removível (PPR) e suas funções: retenção, suporte, estabilidade e conexão. Saber quem faz o quê é decisivo em prova.

Alternativa correta: D
Por quê? A retenção em PPR é dada principalmente pelos grampos de retenção (retenção direta), complementada por apoios quando funcionam como retentores indiretos (especialmente em próteses de extremidade livre), e pelas selas (bases) por forças físicas como adesão, coesão e tensão superficial. Assim, “grampos, apoios e selas” podem participar da retenção no sentido protético amplo. Referência: McCracken’s Removable Partial Prosthodontics; Stewart’s Clinical RPD.

Análise das incorretas

A) Apoios (rests) fornecem suporte, isto é, evitam o deslocamento em direção gengival (intrusão) durante a função. Eles não impedem o deslocamento no sentido oclusal (desinserção); isso é função dos grampos e, em extensões livres, dos retentores indiretos. Ao afirmar “gengivo-oclusal”, a opção mistura suporte com retenção. (McCracken; Phoenix)

B) Conectores maiores têm função de unir rigidamente os componentes bilaterais e distribuir forças; não são “base para montagem dos dentes” nem o principal meio de transmitir carga ao rebordo. Quem recebe dentes artificiais e transmite forças ao rebordo são as selas (bases da PPR). (Stewart; Boucher)

C) Grampos são retentores diretos, resistem às forças de desinserção (oclusais/laterais), mas não são os “responsáveis pela transmissão adequada das cargas” aos dentes-suporte. As cargas mastigatórias são dirigidas ao dente pelo apoio (ao longo do longo eixo) e ao rebordo pela sela. (McCracken; Phoenix)

E) Sela é a base que sustenta os dentes artificiais e se apoia no rebordo. O elemento que “une os lados da arcada” é o conector maior. A descrição corresponde ao conector, não à sela. (Stewart)

Estratégia de prova
- Associe apoio = suporte (vertical gengival); grampo = retenção (desinserção); sela = base com dentes e transmissão ao rebordo; conector maior = união bilateral rígida.
- Cuidado com pegadinhas que trocam retenção por suporte ou confundem sela com conector maior.

Referências essenciais: McCracken’s Removable Partial Prosthodontics (Carr & Brown); Stewart’s Clinical Removable Partial Prosthodontics; Phoenix RD et al. Stewart’s; Boucher’s Prosthodontic Treatment for Edentulous Patients.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão estranha

questão totalmente equivocada!

achei que só eu tava errado .. tá errada essa questão

A questão não está incorreta.

A alternativa A descreve os grampos

A B descreve a sela

A C descreve os apoios

A E descreve o conector maior

A alternativa correta é a D, eu entendo a confusão que pode causar, mas a sela pode ser usada para retenção da ppr sim, especialmente em extremidades livres, em que ela ajuda a manter a estabilidade por meio da retenção mucosuportada

excelente comentário Helena!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo