Na microgeração distribuída, através da geração de energia s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2429453 Engenharia Elétrica

Na microgeração distribuída, através da geração de energia solar, é essencial ao projetista ter o conhecimento de todos os componentes envolvidos no processo, desde a geração, conexão com cliente e alinhamento do padrão de entrada à distribuída. O inversor de frequência nos sistemas on-grid é o equipamento que faz a conversão de energia elétrica contínua (CC), gerada pelos painéis, em energia elétrica alternada (CA), para ser entregue e conectada no lado do cliente, e, eventualmente, ser devolvida à distribuidora de energia elétrica. A figura ilustra o diagrama unifilar em que são destacados os elementos envolvidos no processo de microgeração distribuída.


Imagem associada para resolução da questão


Dadas as afirmativas sobre o diagrama unifilar,


I. O inversor possui 3 strings. Na entrada Maximum Power Point Tracking (MPPT3) podem ser associados em série 15 painéis fotovoltaicos de acordo com a configuração individual dos painéis.

II. Os condutores do ponto A são levados da saída do inversor de frequência até o barramento CA, possuindo bitolas distintas dos condutores advindos do medidor bidirecional até o quadro de cargas.

III. Os condutores de aterramento indicado em B devem ter bitola de 10 mm2, em borracha etileno-propileno (EPR), e 1,5 kV.

IV. A tensão do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS), instalado entre o disjuntor tripolar de 63 A e o quadro de distribuição do cliente, deveria ter tensão superior a 280 V e, se o cliente for atendido em ramal trifásico, alimentado em 380 V entre fases.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas