Analisar os itens.I. A medida que foi informada pelo arquite...
Analisar os itens.
I. A medida que foi informada pelo arquiteto estava equivocada.
II. A medida que as escolas se modernizam, os alunos nada querem.
III. A medida que estava errada será consertada na reunião no auditório.
IV. A medida que os alunos, os pais e os responsáveis não colaboram, a educação se afunda.
Deve ocorrer crase de forma obrigatória:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: O critério decisivo é a distinção entre a locução conjuntiva proporcional "à medida que" e o sintagma nominal "a medida". Nos itens II e IV, a sequência introduz relação proporcional entre duas ações, de modo que a crase é obrigatória; nos itens I e III, "medida" funciona como substantivo caracterizado por oração adjetiva, sem formação da locução conjuntiva.
- Verifique se a expressão liga duas ações em progressão correlata; se isso ocorrer, trata-se de "à medida que".
- Se "medida" puder ser entendida como substantivo caracterizado por um "que" posterior, não há locução conjuntiva formada.
- Não decida pela simples presença de palavra feminina; primeiro identifique a função sintática e o valor semântico da sequência.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A crase deve ocorrer nos itens II e IV porque a expressão "à medida que" é uma locução conjuntiva proporcional e, por isso, exige o acento grave. Essa locução significa "proporcionalmente a que" ou "ao passo que".
- II. À medida que as escolas se modernizam, os alunos nada querem.(Ao passo que à medida que as escolas se modernizam...)
- IV. À medida que os alunos, os pais e os responsáveis não colaboram, a educação se afunda. (Proporcionalmente que à medida que os alunos... não colaboram...)
Por que os outros itens estão incorretos
- I. A medida que foi informada pelo arquiteto estava equivocada. Neste caso, "A medida" é o sujeito da oração principal, e "que foi informada pelo arquiteto" é uma oração subordinada adjetiva restritiva. Não há termo que exija a preposição "a" antes do pronome relativo "que" (a medida que), portanto, não ocorre crase.
- III. A medida que estava errada será consertada na reunião no auditório.Semelhante ao item I, "A medida" é o sujeito da oração, e "que estava errada" é uma oração subordinada adjetiva restritiva. Não há preposição "a" exigida antes do "que" (a medida que), logo, não ocorre crase.
''À medida que'' só vai ter crase quando tiver valor de proporção. Sabendo desse bizu, você mata a questão.
A medida que foi informada pelo arquiteto estava equivocada. (Se trata de uma medida litera, logo, não recebe crase.
A medida que os alunos, os pais e os responsáveis não colaboram, a educação se afunda. (A proporção que os alunos, os pais e os responsáveis não colaboram, a educação se afunda) Recebe crase.
Reparem que a palavra "medida" que não receberá acento refere-se a literalmente a medida/tamanho/espessura de algo.
questão boa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo