Em uma unidade ambulatorial, há um conflito entre a equipe d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4155326 Gestão de Pessoas
Em uma unidade ambulatorial, há um conflito entre a equipe de enfermagem e o setor de farmácia em relação ao fluxo de administração de medicamentos. A enfermeira responsável pela unidade decide reunir os profissionais envolvidos para discutir o problema, ouvir todas as perspectivas, identificar as causas do conflito e construir uma solução conjunta que atenda aos objetivos assistenciais e à segurança do paciente. De acordo com os estilos de negociação e abordagem de conflitos em gerenciamento de enfermagem descrito por Ciampone e Kurcgant, o estilo adotado pela enfermeira corresponde ao estilo 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra B

A questão trata dos estilos de gerenciamento de conflitos, segundo Ciampone e Kurcgant (obra "Gerenciamento em Enfermagem", org. Kurcgant), que adaptam ao contexto da enfermagem um modelo clássico da teoria organizacional (baseado nas dimensões de assertividade x cooperação). São cinco estilos possíveis diante de um conflito, e a questão pede para identificarmos qual foi adotado pela enfermeira do enunciado.

Reparem que o enunciado descreve uma sequência de ações bem específica: ela reúne todos os envolvidos, ouve todas as perspectivas, identifica as causas do problema e constrói uma solução em conjunto. Esse é justamente o "modus operandi" do estilo colaborativo — não é uma coincidência, é a definição do estilo sendo descrita na prática.

Análise das alternativas:

A) Aceitação (errada) — Nesse estilo, uma das partes simplesmente cede aos interesses da outra para evitar o desgaste do confronto, mesmo que isso não resolva o problema de fundo. É uma postura de baixa assertividade e alta cooperação. Não é o caso do enunciado, pois a enfermeira não abre mão da posição da enfermagem — ela busca uma construção conjunta.

B) Colaborativo (correta) — É o estilo de alta assertividade e alta cooperação simultaneamente. Ambas as partes têm seus interesses genuinamente considerados, buscando uma solução "ganha-ganha" (integrativa). Exige do enfermeiro competências como escuta ativa, comunicação clara, mediação e criatividade. É o estilo apontado pela literatura como o mais indicado para fortalecer a equipe e resolver o conflito na raiz — exatamente o que o enunciado descreve.

C) Compromisso (errada) — Aqui, as duas partes cedem um pouco, chegando a uma solução intermediária, mas nem sempre a mais eficaz — é um "meio-termo" que pode não resolver totalmente as causas do conflito, apenas amenizá-lo. É diferente da colaboração porque não busca satisfazer plenamente os interesses de ambos, apenas dividir a perda. O enunciado não fala em concessões mútuas parciais, mas em construção de solução conjunta que atenda aos objetivos de ambas as partes.

D) Retirada/Afastamento (errada) — Caracteriza-se por evitar ou adiar o conflito, na esperança de que ele se resolva sozinho ou perca a importância com o tempo. É baixa assertividade e baixa cooperação. O enunciado é o oposto disso: a enfermeira toma a iniciativa de enfrentar o problema imediatamente, reunindo as partes.

E) Competitivo (errada) — Estilo de alta assertividade e baixa cooperação, em que uma das partes impõe sua vontade/posição sobre a outra, geralmente usando de autoridade ou poder hierárquico. Não é o caso, pois não há imposição da enfermagem sobre a farmácia — há diálogo e construção conjunta.

Dica para provas: sempre que o enunciado trouxer palavras-chave como "reunir as partes", "ouvir todos os lados", "construir solução conjunta", "buscar consenso que atenda a todos" → pense em colaboração.

Alguém mais se preparando para concursos de TRTs? Vamos criar um grupo de estudos? Meu Whats: 083 98837-3143.

A caminhada pode ser mais leve, com pessoas que buscam o mesmo rumo!

"É justo que muito custe o que muito vale", Santa Teresa D'Ávila.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo