O Estado, como organização política e jurídica da sociedade...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: Constituição Federal, art. 3º, IV: "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação." Esse enunciado constitucional evidencia a finalidade pública da atuação estatal, incompatível com as opções que a desviam para interesses partidários, corporativos ou arrecadatórios.
- Quando a questão perguntar para que existe a Administração, procure a alternativa ligada a bem comum, promoção do bem de todos e interesse público.
- Elimine opções que usem a máquina pública para favorecer governo, partido, agentes públicos ou a própria Administração.
- Diferencie finalidade de instrumento: arrecadação, tributos e multas podem ser meios jurídicos, mas não são o fim do Estado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
creio que o item A esteja mais atrelado com o PRINCIPIO da IMPESSOALIDADE
VAMOS JUNTOS,NÃO PARE.
o único fim é o interesse publico
Art. 3º, inciso IV, e Art. 37, caput, da Constituição Federal de 1988 c/c o Princípio da Supremacia do Interesse Público:
A finalidade precípua do Estado e da Administração Pública é a consecução do bem comum e a atendimento do interesse público, norteando a atuação dos agentes públicos pelo princípio da finalidade.
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Análise dos erros das demais alternativas:
- B) Incorreta: Transgride o princípio da impessoalidade (art. 37, caput, da CF/88), pois o Estado não pode servir a interesses político-partidários ou de permanência no poder.
- C) Incorreta: O interesse público não se confunde com o interesse privado dos agentes públicos ou com o interesse secundário (patrimonial) do aparato estatal.
- D) Incorreta: O poder de polícia (como no trânsito) tem caráter coercitivo e educativo para garantir a segurança coletiva, não possuindo finalidade arrecadatória ou lucrativa (desvio de finalidade).
Alternativa A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo