A dor é um fenômeno complexo que envolve mecanismos periféri...
A respeito da dor, analise as afirmativas a seguir:
I. A dor neuropática é caracterizada por lesão ou disfunção do sistema nervoso, e frequentemente manifesta sintomas como queimação, choques elétricos ou parestesias.
II. Na dor nociceptiva, mediadores inflamatórios como prostaglandinas e bradicinina aumentam a sensibilidade dos nociceptores, contribuindo para o desenvolvimento de hiperalgesia periférica.
III. A sensibilização central ocorre exclusivamente na medula espinhal e não envolve alterações nas estruturas encefálicas relacionadas ao processamento da dor.
IV. A dor nociplástica está associada a alterações no processamento da dor, sem evidência de dano tecidual ou lesão do sistema nervoso.
Assinale a alternativa CORRETA: