“Cerca de 1 milhão de colombianos dependem do plantio da coc...
(CARAZZAI, D., Disponível em:http://www.educacional.com.br/noticiacomentada/020227_not01.asp )
Assinale a alternativa que indica o nome correto do grupo guerrilheiro colombiano, ao qual o texto faz referência.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - FARC
Tema central da questão:
A questão aborda o conflito colombiano, especialmente envolvendo grupos guerrilheiros ligados ao narcotráfico, um dos principais desafios políticos e sociais da América Latina nas últimas décadas. Para responder, é fundamental conhecer os principais grupos armados atuantes na Colômbia e suas relações com o tráfico de drogas e o cenário internacional.
Resumo teórico:
A Colômbia vive, desde meados do século XX, um intenso conflito interno envolvendo o governo, narcotraficantes e guerrilhas marxistas. O grupo mais famoso e ativo nesse contexto foi a FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Fundada em 1964, a FARC lutava inicialmente por ideais comunistas, mas ao longo dos anos passou a financiar suas atividades principalmente através do narcotráfico. O combate ao plantio da coca, com apoio dos Estados Unidos, acirrou ainda mais esse conflito, resultando em episódios graves de violência no país (ONU, Relatórios sobre drogas, 2023).
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa D é correta porque a FARC é justamente o grupo guerrilheiro colombiano citado no texto: guerrilheiros marxistas envolvidos com o narcotráfico e foco do combate das autoridades colombianas. O enunciado fornece pistas importantes, como a referência ao "governo colombiano", "guerrilha marxista" e à questão do plantio de coca, todos associados à FARC.
Análise das alternativas incorretas:
- A - Sendero Luminoso: Grupo guerrilheiro peruano, não colombiano.
- B - ETA: Organização separatista do País Basco, na Espanha, sem relação com a América Latina.
- C - IRA: Grupo paramilitar irlandês, ligado à Irlanda do Norte, sem vínculos com a Colômbia.
- E - Jihad Islâmica: Organização islâmica de origem no Oriente Médio, sem atuação na América do Sul.
Estrategicamente, atenção para:
Sempre associe "guerrilha marxista", "Colômbia" e "narcotráfico" ao histórico das FARC. O conhecimento prévio dos principais grupos armados e suas regiões de atuação facilita a eliminação de alternativas erradas. Grupos europeus ou do Oriente Médio não se encaixam no contexto colombiano.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
DDDDDDD
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo