O processo de ensino-aprendizagem é o objeto central da psic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3935611 Psicologia

O processo de ensino-aprendizagem é o objeto central da psicologia educacional e envolve uma complexa interação entre o sujeito que aprende (aluno), o objeto de conhecimento (conteúdo) e o mediador (professor), tudo isso inserido em um contexto institucional e social. Teorias contemporâneas da aprendizagem superam a visão do aluno como um receptor passivo de informações, destacando seu papel ativo na construção do conhecimento, bem como a importância da mediação pedagógica e das interações sociais nesse processo.



Assim, analise as afirmativas a seguir sobre o processo de ensino-aprendizagem:



I. Na perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, o 'bom ensino' é aquele que se adianta ao desenvolvimento real do aluno, atuando na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e impulsionando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.


II. Fatores como o autoconceito do aluno, sua motivação (intrínseca e extrínseca) e as expectativas do professor em relação ao seu desempenho (como o 'Efeito Pigmalião') são considerados elementos psicossociais que impactam diretamente o sucesso ou fracasso na aprendizagem.


III. O processo de ensino-aprendizagem é considerado eficaz quando se concentra exclusivamente na transmissão de conteúdo conceitual, sendo os aspectos procedimentais (saber fazer) e atitudinais (saber ser/conviver) secundários e de responsabilidade da família.



Está correto o que se afirma em:

Alternativas