Leia o trecho abaixo e, após analisar as proposições que o s...
Leia o trecho abaixo e, após analisar as proposições que o seguem, assinale a alternativa CORRETA.
TEXTO 1
|
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 |
“E se, ao invés de Pedro Álvares Cabral, desembarcasse no Brasil a navegadora e capitã-mor da Armada Geral, Isália I, que ao ouvir o primeiro grito de terra à vista, dado em uníssono por suas 1.500 marinheiras, se jogasse ao mar e, nadando em direção à praia, lá tirasse seu vestido pesado, com o qual quase se afogou, e experimentasse diante das índias, em troca dos espelhos, penas de pássaros sobre seu corpo nu – os índios de tocaia só observando o bafafá – e, apesar de ninguém falar a língua de ninguém, nascesse a amizade entre os povos, o juramento pela manutenção do paraíso e a felicidade das portuguesas, que finalmente teriam encontrado o Caminho das Índias, o caminho da riqueza material e espiritual, espécie de caminho de Santiago de Compostela, só que diferente, onde a infinita diversidade cultural fosse o prêmio máximo da existência e o poema de Oswaldo de Andrade achasse outro final, mesmo que estivesse chovendo? Quando o português chegou/ Debaixo duma bruta chuva/ Vestiu o índio/ Que pena” / Fosse uma manhã de sol/ O índio tinha despido/ O português(Erro de Português, Oswald de Andrade) [...]” (Trecho de “A Rainha Louca”, Clarice Niskier. In: Revista da Cultura, Abril de 2017, p. 42, grifos da autora). |
No TEXTO 1:
I- “Com o qual quase se afogou” é uma oração adjetiva que amplia o sentido da expressão “vestido pesado”.
II- Pedro Álvares Cabral é o sujeito dos verbos desembarcasse, jogasse, tirasse e nascesse.
III- A oração principal desse longo período composto corresponde ao trecho “E se [...] desembarcasse no Brasil a navegadora e capitã-mor da Armada Geral, Isália I [...]” e essa oração apresenta uma condição hipotética a respeito das circunstâncias da chegada dos portugueses ao Brasil.
IV- Os termos destacados em “só que diferente” e “mesmo que estivesse chovendo”, têm valor concessivo em relação aos termos aos quais se referem, sendo estes, respectivamente, “Caminho das Índias” e “achasse outro final”.
Estão CORRETAS apenas
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Esta questão exige interpretação de texto e análise de orações subordinadas (adjetivas, adverbiais) e identificação de sujeito, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. Saber diferenciar os tipos de oração e reconhecer relações de sentido (condição, concessão) é essencial para provas de concursos, inclusive em cargos como Nutricionista, cuja atuação depende de precisão na compreensão de informações escritas.
Justificativa da alternativa correta — opção D (I e III):
I. Correta. O trecho “com o qual quase se afogou” é uma oração subordinada adjetiva. Explicando com base em Evanildo Bechara (“Moderna Gramática Portuguesa”), as orações subordinadas adjetivas sempre se relacionam a um substantivo anterior, ampliando ou esclarecendo seu sentido. Aqui, “com o qual quase se afogou” refere-se justamente a “vestido pesado”, acrescentando sentido ao termo antecedente.
III. Correta. O período em foco (“E se [...] desembarcasse no Brasil a navegadora...”) é de fato a oração principal e apresenta uma condição hipotética, marcada pela conjunção se. Esse recurso sinaliza condicionalidade, algo reforçado tanto por Celso Cunha quanto por Lindley Cintra em suas gramáticas.
Análise das alternativas incorretas:
II. Incorreta. O sujeito dos verbos citados não é “Pedro Álvares Cabral”, mas sim “a navegadora e capitã-mor da Armada Geral, Isália I”. O entendimento correto do sujeito é regra fundamental da sintaxe e é bem desenvolvido por Bechara, que afirma: “o núcleo do sujeito deve concordar com o verbo”.
IV. Incorreta. O termo “só que” não é concessivo, mas sim opositivo/contrastivo. Já “mesmo que” é, sim, concessivo. Cair em generalizações traz perigo em prova, por isso, atenção à função semântica dos conectivos!
Estratégia: Em questões com análise gramatical e de sentido, busque o termo antecedente, identifique o sujeito, compreenda o valor dos conectivos e cuidado com pegadinhas envolvendo palavras parecidas, mas semanticamente distintas.
Resumo: As corretas são I e III (alternativa D), pois demonstram domínio da estrutura sintática e da interpretação de conectivos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo