A partir de 1778, a produção bruta das minas de ouro em Goi...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C – Pecuária
Tema central da questão:
A questão trata da transformação da economia goiana após o declínio da mineração de ouro, especialmente a partir do final do século XVIII e durante o século XIX. O estudante deve saber qual atividade econômica se tornou predominante na Capitania de Goiás nesse período.
Resumo teórico:
Durante o século XVIII, Goiás destacou-se pela mineração de ouro. Porém, a partir de 1778, as jazidas começaram a se esgotar e a atividade mineradora entrou em decadência. Isso forçou a economia local a se reorganizar. O principal setor que ganhou força foi a pecuária, especialmente pela criação de gado bovino, que supria tanto a alimentação quanto o transporte (utilização de animais de carga) e o mercado regional.
Fontes como o Atlas Histórico Escolar de Goiás e o Dossiê Goiás: Patrimônio e História confirmam a centralidade da pecuária na formação econômica goiana no pós-mineração.
Justificativa da alternativa correta:
Pecuária (C) foi a base econômica de Goiás depois do declínio do ouro, pois possibilitou a subsistência, integração regional e geração de excedentes. O gado era criado extensivamente, ocupando grandes áreas dos campos do Cerrado goiano.
Análise das alternativas incorretas:
- Agricultura intensiva (A): A agricultura existia, mas era de subsistência, sem técnicas modernas ou produção intensiva. Não foi o setor dominante.
- Indústria (B): Goiás manteve-se uma região com pouca industrialização até o século XX. Não havia base industrial significativa.
- Extrativismo vegetal (D): O extrativismo existia (como coleta de pequi, mangaba), mas sem impacto suficiente para liderar a economia.
Estrategias para interpretação:
Observe termos como "base econômica que destacou na capitania", que indicam a atividade de maior relevância, e relacione o contexto histórico ao período citado — após mineração, o mais lógico é a pecuária.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: C
No final da década de 1770, a extração de ouro começou a reduzir rapidamente em Goiás, devido ao esgotamento das minas. O fenômeno provocou crise econômica na região e fez com que muitas pessoas deixassem Goiás. Sem a mineração, a pecuária bovina passou a ser a principal atividade econômica. A pecuária era extensiva, com o gado pastando as gramíneas nativas do Cerrado.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/historia-goias.htm
Alternativa correta: C – Pecuária
Tema central da questão:
A questão trata da transformação da economia goiana após o declínio da mineração de ouro, especialmente a partir do final do século XVIII e durante o século XIX. O estudante deve saber qual atividade econômica se tornou predominante na Capitania de Goiás nesse período.
Resumo teórico:
Durante o século XVIII, Goiás destacou-se pela mineração de ouro. Porém, a partir de 1778, as jazidas começaram a se esgotar e a atividade mineradora entrou em decadência. Isso forçou a economia local a se reorganizar. O principal setor que ganhou força foi a pecuária, especialmente pela criação de gado bovino, que supria tanto a alimentação quanto o transporte (utilização de animais de carga) e o mercado regional.
Fontes como o Atlas Histórico Escolar de Goiás e o Dossiê Goiás: Patrimônio e História confirmam a centralidade da pecuária na formação econômica goiana no pós-mineração.
Justificativa da alternativa correta:
Pecuária (C) foi a base econômica de Goiás depois do declínio do ouro, pois possibilitou a subsistência, integração regional e geração de excedentes. O gado era criado extensivamente, ocupando grandes áreas dos campos do Cerrado goiano.
Análise das alternativas incorretas:
- Agricultura intensiva (A): A agricultura existia, mas era de subsistência, sem técnicas modernas ou produção intensiva. Não foi o setor dominante.
- Indústria (B): Goiás manteve-se uma região com pouca industrialização até o século XX. Não havia base industrial significativa.
- Extrativismo vegetal (D): O extrativismo existia (como coleta de pequi, mangaba), mas sem impacto suficiente para liderar a economia.
Estrategias para interpretação:
Observe termos como "base econômica que destacou na capitania", que indicam a atividade de maior relevância, e relacione o contexto histórico ao período citado — após mineração, o mais lógico é a pecuária.
Os estados do Centro Oeste possuem forte tradição na pecuária (exceto Brasília), sobretudo em rebanhos bovinos, inclusive criação de bubalinos (búfalos). O Centro Oeste lidera a produção leiteira e de carne bovina, especialmente em MT, liderança nacional absoluta em rebanho bovino e produção de grãos. No Centro Oeste estão os maiores rebanhos bovinos e lavouras de grãos do país, e o MT lidera o ranking nacional nos dois. Goiás é o terceiro rebanho bovino no Brasil e segundo no C.O.
Fonte: Estratégia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo