O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q934234 Química


    Na hemoglobina, um íon Fe2+ se encontra coordenado a quatro átomos de nitrogênio de um anel porfirínico e a mais um nitrogênio de um grupo histidina que faz parte da proteína. A sexta posição na geometria octaédrica pode ser preenchida por uma molécula de O2 para formar a oxiemoglobina, responsável pelo transporte do O2 pela corrente sanguínea. De acordo com a teoria do campo cristalino, a oxiemoglobina consiste em um complexo de spin baixo. Por outro lado, se a molécula de O2 é substituída por uma molécula de H2O, tem-se então um complexo de spin alto. A figura precedente mostra os níveis de energia para os orbitais d antes e após o desdobramento pelo campo cristalino em um complexo octaédrico.

Com base nas informações e na figura apresentadas e considerando que a configuração eletrônica do íon Fe2+ é d6 , julgue o próximo item, de acordo com a teoria do campo cristalino.


Na hemoglobina com uma molécula de H2O substituindo a molécula de O2, a energia de estabilização do campo cristalino é igual a - 0,4 × Δoct, em que Δoct é o valor do desdobramento do campo cristalino.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!