A inserção do pediatra no 3º trimestre do pré-natal represen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2371176 Medicina
A inserção do pediatra no 3º trimestre do pré-natal representa uma oportunidade de antecipação de riscos e um dos pilares de uma tríade para redução da morbimortalidade perinatal, juntamente com a assistência ao recém-nascido (RN) em sala de parto e a consulta pós-natal dentro da primeira semana de vida. No que diz respeito à inserção do pediatra na assistência pre natal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

I. Um canal de comunicação obstetra/família/pediatra para trabalhar o contexto pré-natal dos primeiros mil dias de vida (desde a concepção até os dois anos de idade), período decisivo para a definição da saúde da criança e a redução de riscos para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) no adulto.

II. A morbimortalidade infantil pode ser reduzida por intervenções adequadas do sistema de saúde, da família, do obstetra e do pediatra por meio de ações básicas como acesso a um pré-natal estruturado.

III. Esta consulta deve ser realizada no 3º trimestre da gestação, geralmente entre a 32ª e a 36ª semanas. Idealmente está indicada para pacientes estratificadas como gestantes de alto risco.

Está correto o que se afirma em
Alternativas