Julgue o item que se segue, relativos aos fenômenos climátic...
Julgue o item que se segue, relativos aos fenômenos climáticos.
Os mecanismos que provocam chuva na Amazônia podem ser
agrupados em três tipos: convecção diurna; linhas de
instabilidade originadas na costa S-SE do litoral do Atlântico;
e aglomerados convectivos de meso e larga escala.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre os fenômenos climáticos na Amazônia, focando nos mecanismos que provocam chuva. Essa questão exige conhecimento básico sobre climatologia e os processos que influenciam o clima na região amazônica.
A Amazônia é uma região de extrema importância climática, não apenas para o Brasil, mas para o mundo. Os mecanismos de chuva na região são complexos e interconectados com diferentes fenômenos meteorológicos.
Os principais mecanismos que provocam chuvas na Amazônia incluem:
- Convecção diurna: O aquecimento do solo durante o dia provoca a elevação do ar quente e úmido, formando nuvens e precipitações.
- Linha de instabilidade: Estas são formadas pelo encontro de massas de ar distintas, mas são geralmente mais associadas ao litoral e a outras regiões, não sendo o principal mecanismo na Amazônia.
- Aglomeração convectiva: Ocorre quando várias células de tempestade se agrupam, gerando chuvas intensas.
Na questão apresentada, é afirmado que as linhas de instabilidade originadas na costa S-SE do litoral do Atlântico são um dos principais mecanismos de chuva na Amazônia, o que está incorreto. As linhas de instabilidade são mais frequentes e características de regiões litorâneas e não são o principal fator na Amazônia.
Portanto, a alternativa correta é E - Errado, pois a afirmação não reflete com precisão os fenômenos climáticos predominantes da região Amazônica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO
Molion (1987, 1993) estuda as circulações de macro e meso-escala que atuam na Amazônia e os processos dinâmicos que organizam e promovem a precipitação naquela área. Segundo este autor, os mecanismos que provocam chuva na Amazônia podem ser agrupados em 3 tipos:
a) convecção diurna resultante do aquecimento da superfície e condições de larga-escala favoráveis;
b) linhas de instabilidade originadas na costa N-NE do litoral do Atlântico;
c) aglomerados convectivos de meso e larga escala, associados com a penetração de sistemas frontais na região S/SE do Brasil e interagindo com a região Amazônica;
fonte: http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/cliesp10a/fish.html
Quanta covardia essa singela troca entre N-NE por S-SE. Vida de concurseiro não é fácil!
Rumo à aprovação do MMA!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo