“Falha ocorreu cerca de 30 segundos após a decolagem e não...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3883569 Português

Leia o texto a seguir:



CEO da empresa sul-coreana responsável por foguete que explodiu em Alcântara pede desculpas



Falha ocorreu cerca de 30 segundos após a decolagem e não deixou feridos, segundo a FAB



     Kim Soo-jong, CEO da Innospace, empresa sul-coreana responsável pelo lançamento do primeiro foguete comercial a partir do Brasil, lamentou nesta terça-feira, 23, uma anomalia que fez com que o foguete colidisse com o solo pouco após a decolagem na Base Espacial de Alcântara, no Maranhão.


     Em carta enviada aos acionistas da Innospace, Soo-jong disse que lamentava transmitir resultados que não atenderam às expectativas daqueles que apoiaram a missão. "Ainda assim, agradecemos profundamente a confiança e a sinceridade enviadas durante este processo desafiador e implacável", afirmou.


   Segundo o CEO, o HANBIT-Nano decolou normalmente e iniciou a trajetória de voo planejada. "No entanto, aproximadamente 30 segundos após o lançamento, ocorreu uma anomalia na aeronave por motivo desconhecido, fazendo com que o veículo de lançamento caísse dentro da área de segurança terrestre previamente definida", explicou.


    Soo-jong disse que não houve danos a pessoas ou instalações terrestres e que todos os procedimentos e controles para garantir a segurança do lançamento foram realizados conforme os padrões internacionais de instituições competentes, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB).


     O HANBIT-Nano foi lançado às 22h13 (no horário de Brasília) desta segunda-feira, 22, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A FAB informou que, pouco após a decolagem, o foguete sofreu uma anomalia, teve o voo interrompido e colidiu com o solo.


     O lançamento era transmitido ao vivo pela Innospace, que cortou o sinal logo após a decolagem. No lugar das imagens do foguete, a empresa exibiu a mensagem: "Nós experimentamos uma anomalia durante o voo". Antes da interrupção, no entanto, foram vistas imagens que indicavam uma possível explosão.


     De acordo com Soo-jong, a Innospace está analisando os dados de voo, rastreamento e monitoramento em cooperação com as autoridades competentes, além de conduzir revisão técnica para entender o que levou à falha.


     "Neste estágio, estamos nos concentrando em verificar objetivamente os fenômenos observados no ambiente de voo real, em vez de tirar conclusões sobre uma causa específica. Os resultados da análise serão compartilhados de forma transparente assim que organizados", afirmou.


Fonte: https://odia.ig.com.br/brasil/2025/12/7183905-ceo-da-empresa-sul-coreana-responsavel-por-foguete-que-explodiu-em-alcantara-pede-desculpas.html. Excerto. Acesso em 24/12/2025

Falha ocorreu cerca de 30 segundos após a decolagem e não deixou feridos, segundo a FAB”. Nesse trecho, as palavras em destaque classificam-se, respectivamente, como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: No trecho “Falha ocorreu cerca de 30 segundos após a decolagem e não deixou feridos, segundo a FAB”, a classificação depende do uso no contexto: “Falha” exerce função nominal e atua como núcleo do sujeito de “ocorreu”, portanto é substantivo; “após” é palavra invariável que introduz o termo “a decolagem” com valor de posterioridade, portanto é preposição.

Tema central: classes gramaticais no contexto
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A é a única compatível com o funcionamento real das palavras no trecho. “Falha” nomeia o acontecimento sobre o qual se afirma que “ocorreu”, o que a classifica como substantivo. Já “após” introduz “a decolagem” e forma uma expressão temporal, exercendo função relacional própria de preposição, não de conjunção.
B
Errada
Erra na segunda classificação. “Após” não está ligando duas orações; está ligando o nome “decolagem” ao restante da oração, em “após a decolagem”. Por isso, é preposição, não conjunção.
C
Errada
Erra na primeira classificação. “Falha” não é verbo nesse contexto; o verbo da oração é “ocorreu”. No trecho, “Falha” exerce função nominal, como núcleo do sujeito, logo é substantivo.
D
Errada
As duas classificações estão incorretas. “Falha” não tem comportamento verbal no trecho, porque o verbo é “ocorreu”; e “após” não conecta oração a oração, mas introduz o sintagma nominal “a decolagem”, o que a classifica como preposição.
Pegadinha da questão
A banca explora duas confusões reais: tomar “falha” como verbo por associação com “falhar” e tomar “após” como conjunção apenas por transmitir ideia de tempo. A classificação correta depende do uso no trecho, não da palavra isolada.
Dica para questões semelhantes
  • Classifique a palavra pelo papel que ela exerce na oração, não pela família lexical a que ela pertence fora do contexto.
  • Para distinguir preposição de conjunção, verifique o que a palavra introduz: se for sintagma nominal, a tendência é preposição; se ligar oração a oração, pode ser conjunção.
  • Antes de chamar uma palavra de verbo, localize o verbo efetivo da oração e veja se a palavra destacada está nomeando algo ou predicando algo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Falha = Substantivo (podemos preposicionar ele = "A falha")

Após = Preposição

A lista que se segue constitui o conjunto das preposições:

a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Fonte: Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo