Lancaster (2004) apresenta ao estudioso da indexação diferen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3452442 Biblioteconomia
Lancaster (2004) apresenta ao estudioso da indexação diferentes tipos de resumos, que terão diferentes finalidades dentro do tratamento da informação.
Um dos tipos de resumos citados por Lancaster foi por ele definido como a “Descrição de conteúdo completa de documentos correntes. Consiste em cinco partes: uma citação, uma anotação, um resumo indicativo, um resumo informativo e um resumo crítico.” (Lancaster, 2004, p. 88-89)
A qual tipo de resumo essa definição se refere? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C – Resumo modular.

Tema central da questão:

A questão aborda os tipos de resumos segundo Lancaster (2004), conhecimento fundamental em tratamento da informação e indexação para concursos de biblioteconomia. A compreensão das diferentes categorias de resumo é essencial para quem atua na organização e recuperação da informação.

Resumo teórico:

Segundo Lancaster (2004), os resumos podem ser classificados conforme sua função e estrutura. O resumo modular é caracterizado pela combinação de vários elementos: citação, anotação, resumo indicativo, resumo informativo e resumo crítico. Este tipo oferece uma visão abrangente do documento, sendo bastante útil para descrever conteúdos complexos ou para sistemas de informação mais detalhados.

Justificativa da alternativa correta (C):

O enunciado descreve um resumo que possui cinco partes distintas, exatamente como o resumo modular definido por Lancaster. Essa estrutura modular facilita a compreensão, análise e avaliação do conteúdo do documento, alinhando-se perfeitamente à definição apresentada.

Análise das alternativas incorretas:

  • A – Resumo indicativo: Apresenta apenas os pontos principais de um documento, sem detalhes sobre resultados ou conclusões. Não engloba as cinco partes citadas.
  • B – Resumo telegráfico: É um resumo extremamente conciso, geralmente apenas com frases curtas ou palavras-chave, sem estrutura modular.
  • D – Minirresumo: Refere-se a uma versão ainda mais breve do resumo, com informações muito resumidas, não contendo as diferentes partes necessárias.

Estrategicamente, ao ler enunciados desse tipo, atente-se às palavras-chave como “partes” e “descrição completa”, que sinalizam uma abordagem mais detalhada e estruturada, descartando resumos simples.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo