Nas sociedades capitalistas ocidentais, todos os sistemas de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248146 Serviço Social
Nas sociedades capitalistas ocidentais, todos os sistemas de proteção social sustentam-se na seguinte tríade:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado:

A alternativa correta é a A - Estado, Mercado e Família.

Explicação do tema central:

Esta questão aborda o cerne das políticas de proteção social nas sociedades capitalistas ocidentais. Esses sistemas são estruturados em torno de três pilares fundamentais: Estado, Mercado e Família. Cada um desses elementos desempenha um papel crucial na formação e sustentação das políticas sociais, refletindo a interação complexa entre as esferas pública e privada.

Resumo teórico:

1. Estado: Responsável por administrar e garantir direitos sociais, como a previdência, assistência social e saúde, através de políticas públicas e legislações específicas. Ele redistribui recursos e assegura o bem-estar social.

2. Mercado: Oferece serviços e produtos para a satisfação das necessidades humanas, porém, seu acesso depende da capacidade de consumo dos indivíduos. O mercado muitas vezes complementa ou substitui ações do Estado, especialmente em serviços privados de saúde, educação e seguros.

3. Família: É a unidade básica de apoio social e econômico, que frequentemente oferece suporte emocional, financeiro e de cuidado aos seus membros, suprindo lacunas deixadas pelo Estado e pelo Mercado.

Fontes relevantes: Esse conceito é amplamente discutido na literatura sobre política social, como em obras de Esping-Andersen e no contexto das políticas de bem-estar social.

Justificativa da alternativa correta:

A - Estado, Mercado e Família: Essa tríade é reconhecida como o alicerce das políticas sociais no ocidente, cada elemento contribuindo de forma única para a proteção social. Esse entendimento é fundamental para aqueles que estudam assistência social e políticas públicas.

Análise das alternativas incorretas:

B - Sociedade Civil, Estado e Poder Judiciário: Embora esses elementos sejam importantes, a Sociedade Civil e o Poder Judiciário não são tradicionalmente considerados partes da tríade que sustenta as políticas sociais.

C - Assistência Social, Saúde e Previdência Social: Esses são componentes das políticas sociais implementadas pelo Estado, mas não representam a estrutura tripartite que sustenta os sistemas de proteção social.

D - Educação, Trabalho e Controle social: Esses elementos são importantes para o desenvolvimento social, mas não formam a base principal das políticas de proteção social.

E - Família, Estado e Economia: Embora próximo, o termo "Economia" não reflete com precisão a função desempenhada pelo "Mercado" no contexto das políticas sociais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(...) nas sociedades capitalistas ocidentais todos os sistemas de proteção social susteNtam-se na tríade Estado, mercado e família. Desde os seus primórdios até a atualidade têm sido organizados a partir da família nuclear burguesa, a saber, pai provedor e mãe dona de casa e cuidadora (p. 8).

Referência: MIOTO, Regina Célia Tamaso; CAMPOS, Marta Silva; CARLOTO, Cássia Maria. Familismo direitos e cidadania: contradições da política social. Cortez Editora, 2015.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo