Analise as seguintes afirmativas sobre o poema de Vinícius ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2466312 Português

Leia o poema a seguir e responda à questão.


A casa


Vinícius de Moraes

Rio de Janeiro, 1970


Era uma casa

Muito engraçada

Não tinha teto

Não tinha nada

Ninguém podia

Entrar nela não

Porque na casa

Não tinha chão

Ninguém podia

Dormir na rede

Porque a casa

Não tinha parede

Ninguém podia

Fazer pipi

Porque penico

Não tinha ali

Mas era feita

Com muito esmero

Na Rua dos Bobos

Número Zero.

Analise as seguintes afirmativas sobre o poema de Vinícius de Moraes:


I) Apesar de ser escrito em prosa e não em versos, o poema “A casa” de Vinícius de Moraes apresenta, predominantemente, a tipologia descritiva;


II) Os termos “nela” e “ali” possibilitam a coesão por reiteração, construindo a progressão temática no texto;


III) O tempo verbal no pretérito imperfeito revela uma característica da tipologia narrativa que, também, está presente neste poema.


Após análise das afirmativas, conclui-se que: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Letra A

Tema central: Interpretação de texto poético, com foco em tipologia textual, coesão referencial (pronomes) e emprego de tempos verbais como indicador de estrutura narrativa.

Justificativa da alternativa correta (A):

O poema propõe aos leitores uma análise estrutural atentando para suas características formais e funcionais:

  • II — Coesão textual: Os termos “nela” e “ali” são pronomes que apontam para elementos já apresentados (“a casa”), garantindo a coesão referencial no texto. Isso evita repetições e cria ligações lógicas entre os versos, contribuindo para a progressão temática. Segundo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), o uso de pronomes anafóricos é recurso essencial para a continuidade textual.
  • III — Pretérito imperfeito e narração: O emprego de verbos como “era”, “tinha”, “podia” (pretérito imperfeito) indica ações e estados passados, típicos da tipologia narrativa, mesmo que predomine a descrição. Como ensina Celso Cunha & Cintra, esse tempo verbal realça a narração de um estado ou de uma sequência passada.

Análise das alternativas incorretas:

  • I — Incorreta: A afirmativa erra ao afirmar que o poema é escrito em prosa. Na verdade, toda a sua estrutura é em versos, característica intrínseca do texto poético. Além disso, embora predomine a descrição, o equívoco sobre a forma textual torna a assertiva incorreta.
  • As demais alternativas (B, C, D, E) combinam ou isolam assertivas incorretas, não correspondendo ao gabarito.

Estratégias para interpretação: Sempre observe com atenção:

  • A forma textual (prosa ou verso), pois confusões quanto a isso são pegadinhas comuns.
  • Função dos pronomes para identificar coesão e evitar generalizações indevidas.
  • Tempo verbal: verifica pistas na narração ou descrição implícita no texto.

Referências: Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo; Bechara, Moderna Gramática Portuguesa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não está escrito em prosa.

Prosa é escrita em parágrafos, com linguagem contínua e livre, usada em contos, crônicas e romances.

Verso é escrito em linhas organizadas (versos e estrofes), geralmente com ritmo e rima, usado em poesias.

o poema foi escrito em versos.

O pretérito imperfeito é um tempo verbal do modo indicativo que descreve ações passadas contínuas, habituais ou que foram interrompidas, sem especificar o início ou fim da ação. Geralmente as Terminações são: AVA / IA

GAB A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo