Assinale a alternativa correta, em relação ao texto 1.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FEPESE Órgão: ABEPRO Prova: FEPESE - 2019 - ABEPRO - Pós-Graduação |
Q1336694 Português
Texto 1

Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma articulação com a educação ambiental, numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, priorizando um novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental. Leff (2001) fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.

A realidade contemporânea exige uma reflexão cada vez menos linear, e isso se produz na inter-relação dos saberes e das práticas coletivas que criam identidades e valores comuns e ações solidárias diante da reapropriação da natureza, com vistas a um desenvolvimento sustentável. A complexidade do processo de transformação de um planeta, não apenas crescentemente ameaçado, mas também diretamente afetado pelos riscos socioambientais e seus danos, é cada vez mais notória. A concepção “sociedade de risco”, de Beck (1992), amplia a compreensão de um cenário marcado por nova lógica de distribuição dos riscos. Os riscos atuais caracterizam-se por ter consequências, em geral de alta gravidade, desconhecidas a longo prazo e que não podem ser avaliadas com precisão, como é o caso dos riscos ecológicos, químicos, nucleares e genéticos.

O tema da sustentabilidade confronta-se com o paradigma da “sociedade de risco”. Isso implica a necessidade de se multiplicarem as práticas sociais baseadas no fortalecimento do direito ao acesso à informação e à educação ambiental em uma perspectiva integradora. E como se relaciona educação ambiental com a cidadania? Cidadania tem a ver com a identidade e o pertencimento a uma coletividade. A educação ambiental como formação e exercício de cidadania refere-se a uma nova forma de encarar a relação do homem com a natureza, baseada numa nova ética, que pressupõe outros valores morais e uma forma diferente de ver o mundo e os homens. A educação  ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária.

O desafio político da sustentabilidade, apoiado no potencial transformador das relações sociais que representam o processo da Agenda 21 – plano abrangente de ação para o desenvolvimento sustentável no século XXI –, encontra-se estreitamente vinculado ao processo de fortalecimento da democracia e da construção da cidadania, baseado em valores éticos como fundamentais para fortalecer a complexa interação entre sociedade e natureza.

JACOBI, Pedro. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, março/2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf> Acesso em 18 de fevereiro de 2019. [Adaptado]
Assinale a alternativa correta, em relação ao texto 1.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão cobra o conhecimento semântico e gramatical sobre locuções conjuntivas subordinativas, exigindo que o aluno saiba identificar o valor da expressão “sem que” e sua equivalência possível com outras locuções como “antes que”. Além disso, testa interpretação textual e noções de concordância e sentido dos conectivos.

Análise da alternativa correta – E:

Na frase “reverter suas causas sem que ocorra uma mudança”, a locução “sem que” introduz ideia de condição, limite ou anterioridade. Ou seja, indica que NÃO se pode reverter as causas ANTES que ocorra a mudança. Portanto, é semanticamente equivalente a “antes que” nesse contexto. Essa equivalência é reconhecida pela norma culta. Como descreve Bechara: “sem que” pode, conforme o caso, sugerir ideia de anterioridade (“antes que”). Logo, E está correta.

Análise das alternativas incorretas:

A) O “se” em “caracterizam-se” é pronome apassivador (passiva sintética) e não indica sujeito indeterminado. Há sujeito determinado (“os riscos atuais”). Regra segundo Cunha & Cintra: verbo se refere ao sujeito claro, não há indeterminação.

B) Em “envolve uma articulação”, o verbo concorda com o sujeito (“a reflexão”). Concordância nesse caso não é facultativa; a única forma correta é o singular, acompanhando o núcleo (regra básica de concordância verbal da norma-padrão).

C) As expressões citadas (“perspectiva interdisciplinar”, “inter-relação dos saberes”, “perspectiva integradora”) reforçam e não contradizem a interação sociedade-natureza. O texto defende justamente essa integração, não a oposição.

D) O conectivo mas, no trecho mencionado, não expressa ideia de adversidade. O sentido é de adição/enfâse (“não apenas... mas também...”), estrutura comum para reforçar conceitos, não contrastá-los (ver Pasquale Cipro Neto).

Orientação para provas: Conectivos e locuções adverbiais frequentemente mudam o sentido das sentenças. Fique atento a equivalências semânticas sugeridas no texto! Quando a questão perguntar sobre “valor equivalente”, sempre teste a substituição de forma contextualiza para não cair em pegadinhas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sujeito indeterminado acontece quando não se sabe se ele está no plural ou no singular,mesmo estando conjugado.

RESPOSTA - E

A) Em “Os riscos atuais caracterizam-se por ter consequências, em geral de alta gravidade […]” (2° parágrafo), o pronome “se” indica que o sujeito da oração é indeterminado.

conseguimos realizar a seguinte construção= Os riscos atuais são caracterizados . Conseguimos converter em uma passiva analítica ( ser + Particípio ) A estrutura de voz passiva com o "se" = Partícula apassivadora.

O sujeito indeterminado aparece quando temos VTI + SE ou verbo na 3ª sem que se consiga retoma no contexto.

Bateram à porta

Precisa-se de médicos

---------------------------------------------------------

b) Em “A reflexão sobre as práticas sociais […] envolve uma articulação” (1° parágrafo), a forma verbal sublinhada poderia estar no plural, pois a concordância verbal é facultativa nesse caso.

A concordância do sujeito deve ser estabelecida com o seu respectivo verbo.

O q envolve uma articulação?

A reflexão.

---------------------------------------------------------------

c) As expressões “perspectiva interdisciplinar” (1° parágrafo), “inter-relação dos saberes” (2° parágrafo) e “perspectiva integradora” (3° parágrafo) convergem entre si, mas contradizem a ideia de interação entre sociedade e natureza.

Na verdade, elas não convergem.

 reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma articulação com a educação ambiental, numa perspectiva interdisciplinar. 

A realidade contemporânea exige uma reflexão cada vez menos linear, e isso se produz na inter-relação dos saberes

----------------------------------------------------

d) Em “mas também diretamente afetado pelos riscos ambientais e seus danos” (2° parágrafo), o conector introduz uma relação semântica de adversidade.

A expressão " não só/ apenas .. mas também " traz um caráter aditivo e não adverstativo

não apenas crescentemente ameaçado, mas também diretamente afetado pelos riscos socioambientais 

----------------------------------------------------------

e) Em “reverter suas causas sem que ocorra uma mudança” (1° parágrafo), a locução “sem que” equivale semanticamente a “antes que”.

É possível a alteração:

 fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que / ANTES QUE ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento

Texto criado através do gerador de lerolero

Pode-se chegar à resposta pela exclusão das erradas, mas "sem que" e "antes que" têm um contexto totalmente diferente quando usados no mesmo texto.

pcsc

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo