Considerando aspectos linguísticos do texto anterior, julgue...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3295184 Português
Gerente — Gerência do Banco XXX. Em que eu posso ajudá-lo?

Cliente — Boa tarde! Consegue me ouvir? Estou interessado em financiamento para compra de veículo. Gostaria de saber quais as modalidades de crédito que o banco oferece.

Gerente — Nós dispomos de várias modalidades. O senhor é nosso cliente? Com quem eu estou falando, por favor?

Cliente — Eu sou o Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente — Hei, Julinho! É você, cara? Aqui é Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você ainda estivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversá com calma. E vamu vê seu financiamento.


Stella Maris Bortoni-Ricardo. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula 1.ª ed. São Paulo: Parábola, 2020 (com adaptações).  

Considerando aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.  


Nos trechos “Boa tarde! Consegue me ouvir?” (primeira fala do cliente) e “Hei, Julinho!” (última fala do gerente), predomina a função referencial da linguagem.  

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab E.

Pelo que pesquisei, o texto tem Função Fática.

Veja:

Função fática O objetivo dessa função é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa. Quando estamos em um diálogo, por exemplo, e dizemos ao nosso receptor “Está entendendo?”, estamos utilizando este tipo de função; ou quando atendemos o celular e dizemos “Oi” ou “Alô”.

Função referencial (ou denotativa) Transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidade de outras interpretações além da que está exposta. Em textos científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais, essa função é a predominante.

Função emotiva (ou expressiva) O objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emissor e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. 

Função conativa (ou apelativa) O objetivo é influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestão, convite ou apelo (daí o nome da função). Os verbos costumam estar no imperativo (Compre! Faça!) ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa (Você não pode perder! Ele vai melhorar seu desempenho!). 

Função metalinguística Essa função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. Quando um poema fala da própria ação de se fazer um poema, por exemplo.

Função poética O objetivo do emissor é expressar seus sentimentos por meio de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos linguísticos.

Fonte: Martino, Agnaldo 

Gabarito: ERRADO

Analisar os dois trechos:

“Boa tarde! Consegue me ouvir?”

Essa frase está iniciando a interação e checando o canal de comunicação.

Isso é típico da função fática da linguagem, que tem como objetivo verificar se o canal está funcionando, manter o contato entre os interlocutores.

“Hei, Julinho!”

Aqui temos uma expressão de reconhecimento pessoal, com ênfase na emoção, familiaridade e saudação afetuosa.

Isso é típico da função emotiva ou expressiva da linguagem, pois o emissor expressa sentimentos, emoções, entusiasmo.

Errado

No primeiro trecho, predomina, de fato, a função referencial da linguagem, já que o cliente busca obter uma informação objetiva.

No segundo trecho, predomina a função emotiva, pois a fala expressa uma reação afetiva do gerente, em tom mais informal e amigável.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo