Assinale a opção correta, a respeito de traumatologia bucom...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2918898 Odontologia

Assinale a opção correta, a respeito de traumatologia bucomaxilofacial.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão:

A questão aborda a traumatologia bucomaxilofacial, um ramo da odontologia que lida com lesões e fraturas na região da face, incluindo mandíbula, maxila e outras estruturas faciais. Para resolver essa questão, é necessário compreender os diferentes tipos de abordagens cirúrgicas e técnicas de fixação utilizadas em fraturas faciais.

Alternativa correta: C

C - Incisões pré-auriculares podem ser usadas, como as de Dingman, Kellibian e Thoma, para acesso direto ao arco zigomático.

A alternativa C é a correta porque cita incisões pré-auriculares, que são abordagens comumente utilizadas para acessar o arco zigomático. Esses tipos de incisões permitem um acesso direto e seguro à área, minimizando complicações e maximizando a eficiência do procedimento cirúrgico.

Análise das alternativas incorretas:

A - As fraturas de cabeça da mandíbula tratadas cirurgicamente podem resultar em mordida aberta anterior indesejada, cerca de dez vezes menor se comparadas ao tratamento incruento.

A alternativa A está incorreta porque a incidência de mordida aberta anterior não é diretamente comparável dessa forma entre tratamentos cirúrgicos e incruentos. Cada caso tem sua especificidade, e a escolha do tratamento depende de múltiplos fatores.

B - Em cirurgias para tratamento de fraturas maxilares isoladas, não é necessário fazer a fixação intermaxilar transoperatória, uma vez que a maxila é um osso fixo no crânio.

A alternativa B está incorreta. Mesmo que a maxila seja fixada ao crânio, a fixação intermaxilar é frequentemente necessária para estabilizar a oclusão durante a cirurgia.

D - Com o avanço dos sistemas de fixação interna rígida, todas as fraturas mandibulares podem ser tratadas com acesso intrabucal.

A alternativa D está incorreta. Nem todas as fraturas mandibulares permitem acesso intrabucal. Algumas fraturas podem requerer abordagens externas para garantir melhor alinhamento e fixação.

E - O acesso cirúrgico subpalpebral é o mais indicado, para tratamento de fraturas do tipo blow out, uma vez que tal fratura sempre ocorre no assoalho da órbita.

A alternativa E está incorreta porque o acesso subpalpebral não é necessariamente o mais indicado para todas as fraturas do tipo "blow out". Essas fraturas podem exigir diferentes abordagens dependendo do seu local específico e da extensão do dano.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para entender:

a) Os principais tipos de fratura da cabeça da mandíbula incluem: não deslocada (geralmente tratada conservadoramente), deslocada (requere cirurgia para reposicionamento), fragmentação múltipla e fratura cominutiva (com vários pedaços, podendo necessitar de intervenção extensa). Fraturas que envolvem o côndilo mandibular exigem avaliação clínica detalhada e exames de imagem. Fraturas não deslocadas costumam-se tratar com repouso e dieta líquida, enquanto as deslocadas ou complexas necessitam de cirurgia com fixação de miniplacas, parafusos ou fios. O acesso cirúrgico via oral é preferível por ser mais estético e menos invasivo.

b) A maxila, por ser um osso fixo, geralmente é estabilizada com placas e parafusos intraorais, garantindo cicatrização adequada. Entretanto, fixação transoperatória pode ser necessária em casos de deslocamento importante ou fragmentação complexa para manter a oclusão e melhorar resultados estéticos e funcionais. A decisão depende da gravidade da fratura e do critério do cirurgião.

c) Incisões pré-auriculares, como as de Dingman, Kellibian e Thoma, são frequentemente usadas para acessar o arco zigomático, oferecendo uma via estética que minimiza cicatrizes e proporciona boa exposição anatômica.

d) Nunca a alternativa que contém "todas".

e) A afirmação está incorreta. Para fraturas do tipo blow-out, o acesso subpalpebral não é indicado; o procedimento mais comum é via transconjuntival ou subciliar, que permite melhor acesso ao assoalho orbital para reparo, visando resultados funcionais e estéticos ótimos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo