O Brasil está ingressando em uma nova configuração de
perfil demográfico. A queda das taxas de natalidade e de
mortalidade registradas no país têm provocado rápidas
mudanças no ritmo de crescimento da população. O
efeito da queda das taxas de natalidade é o
envelhecimento da população. O declínio teve início na
segunda metade dos anos 60, e a estimativa é de que
teremos uma população "envelhecida" no Brasil, a partir
de: