Sobre o uso de ferramentas de gestão aplicadas aos serviços...
I. Para evitar superdimensionamento do estoque, a definição do ponto de pedido deve se basear exclusivamente no consumo médio histórico, desconsiderando variações de demanda ou períodos de falta.
II. Indicadores eficazes devem apresentar atributos como validade, mensurabilidade, oportunidade e relevância.
III. A curva ABC permite priorizar o gerenciamento de itens com maior impacto financeiro, sendo fundamental para organizar o estoque em serviços de saúde. No entanto, sua utilização deve ser complementada por outras análises, como variabilidade da demanda, para evitar decisões equivocadas.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Ministério da Saúde, Assistência Farmacêutica na Atenção Básica: instruções técnicas, item 5.2.4.2 (Consumo histórico) e 5.2.4.3 (Consumo Médio Mensal): "• Dados de demanda (atendida e não atendida). • Inventários com informações de, pelo menos, 12 meses, incluídas as variações sazonais (...) Com esses dados, dispõe-se de informações aproximadas das necessidades, desde que não ocorram faltas prolongadas de medicamentos e que os registros sejam confiáveis. A programação baseada apenas em dados de consumo reflete equívocos nem sempre adequados à realidade e à terapêutica utilizada. (...) • Analisar a variação dos consumos de cada medicamento, em função do tempo. • Recomenda-se definir um ponto de reposição, considerando o Consumo Médio Mensal e o tempo médio para aquisição/re-suprimento." Como a assertiva I adota exatamente o critério que a fonte oficial rejeita, ela é falsa; assim, permanecem corretas apenas as assertivas II e III.
- Se o enunciado usar expressões como "exclusivamente", confira se a base oficial admite critério único ou exige análise combinada.
- Em estoque de medicamentos, faltas e demanda não atendida distorcem o consumo observado; se o item ignora isso, a tendência é estar errado.
- Curva ABC classifica por impacto financeiro, não substitui sozinha outras análises de demanda, criticidade ou variabilidade.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
d
A resposta correta é a Letra D: Apenas II e III.
Por quê?
A assertiva II está PERFEITA: Trouxe os atributos clássicos de um bom indicador de desempenho. Para ser útil, um indicador precisa ter Validade (medir o que realmente importa), Mensurabilidade (ser possível de medir na prática), Oportunidade (estar disponível na hora que o gestor precisa tomar a decisão) e Relevância (ter impacto real no negócio).
A assertiva III está CIRÚRGICA: A Curva ABC é a rainha da gestão financeira de estoques (foca nos itens que custam mais caro). Mas em um hospital, você não pode olhar só para o dinheiro. Um item de Classe C (muito barato, como um esparadrapo ou uma seringa) pode parar uma cirurgia milionária se faltar. Por isso, a Curva ABC sempre deve ser complementada com outras análises (como a variabilidade da demanda ou a Curva XYZ de criticidade vital).
Aqui a banca colocou uma casca de banana coberta de veneno. Veja por que o Item I está TOTALMENTE ERRADO:
I. "...deve se basear EXCLUSIVAMENTE no consumo médio histórico, DESCONSIDERANDO variações de demanda ou períodos de falta." (FALSO): A palavra "exclusivamente" em prova de concurso já é um alerta vermelho, mas aqui o erro é técnico e prático. O Ponto de Pedido (PP) é o momento exato em que você deve fazer uma nova compra para o estoque não zerar. A fórmula clássica é: PP = (Consumo x Tempo de Reposição) + Estoque de Segurança.
Se você desconsiderar as variações de demanda, você não terá um Estoque de Segurança. Agora, imagine isso na área da saúde: chega uma pandemia (variação de demanda absurda) e faltam máscaras ou respiradores porque o gestor "desconsiderou" a variação e comprou só a média histórica. É crime de gestão! O Ponto de Pedido precisa considerar flutuações e sazonalidades para evitar a chamada "ruptura de estoque" (que no hospital significa paciente correndo risco de morte).
Espero ter sido útil
Abração
Prof. ADM. Wendell Castellano
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo